O EFEITO DE CAMPANHAS CONTRA A EVASÃO UNIVERSITÁRIA
Resumo
Evasão é o que ocorre quando um aluno deixa de frequentar a escola ou universidade e fica caracterizado o abandono escolar. Historicamente tem sido tema de debate sobre a educação pública. A evasão tem uma relação interessante com índices como desigualdade de renda, violência, pobreza e até mesmo ineficiência de investimento público. A evasão tem para Universidade um custo elevado, pois além de o aluno evasor não se graduar ele esteve ocupando uma vaga que poderia ter sido de outro aluno. Dessa forma, é importante entender as causas da evasão e, além disso, elaborar estratégias que diminuam e previnam a evasão. É conhecido que a evasão tem causa multifatorial e por isso é importante haver pesquisas especificas por instituição e região, pois os fatores diferem. Dessa forma são necessárias pesquisas especificas na UFC para entender as principais causas que levam o estudante a abandonar a Universidade, desde problemas financeiros, estruturais e pouca flexibilidade, entre outras causas desconhecidas e passiveis de solução. Dados podem nortear nossa estratégia. O IPA (Innovations for Poverty Action) Instituto ligado a Universidade MIT tem projetos ligados a pesquisa acerca da evasão escolar e tem como solução efetiva a execução de campanhas para mostrar a população tanto as consequências ruins da evasão quanto a importância de permanecer na escola. Uma estratégia que se mostrou eficiente no Peru, por exemplo, e tem um baixo custo com relação a sua execução. O trabalho objetiva mostrar a importância de pesquisas e ações que previnam e combatam a evasão universitária na UFC, visando ações de campanhas que podem, por exemplo, fazer diferença nos números de alunos evasores. A metodologia utilizada foi pesquisa exploratória de casos e conteúdos acerca do tema, utilização de questionários, entrevista com alunos, busca de dados sobre evasão. Dessa forma, o tema mostra-se com bastante relevância dado as consequências do abandono universitário.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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