O ENSINO DAS TÉCNICAS DE PESQUISA CIENTÍFICA NA PRÁTICA DE GEOGRAFIA

Autores

  • Guilherme Araujo Britto
  • Francisco Samuel Nobre Ramos
  • Kaio Duarte Vieira
  • Vitória Valentim de Oliveira
  • Edson Vicente da Silva

Resumo

O desenvolvimento da ciência geográfica caminha concomitante ao aperfeiçoamento dos métodos e técnicas na construção do conhecimento científico, assim, nota-se a importância que o método tem em traçar os caminhos da pesquisa enquanto a aplicação da técnica possibilita a geração dos dados que irão subsidiar tais caminhos. A disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Geografia Física tem como um dos principais objetivos o ensino de metodologias e técnicas geográficas indispensáveis na construção de projetos de pesquisa, em diversas cenários da Geografia Física. A metodologia utilizada pautou-se em construir espaços práticos de aplicação de métodos e técnicas básicas para o aprofundamento e apropriação do conhecimento, tanto em sala de aula como em campo, valendo-se de instrumentos de pesquisa como ferramenta para interpretar e organizar o espaço em suas diferentes formas, escalas e manifestações. Dentre os procedimentos, utilizou-se de análise de mapas e técnicas cartográficas, de técnicas de desenho e de elaboração de perfis topográficos ou uso de procedimentos como anotações em caderneta de campo e fotografias, essenciais para a observação e a análise da paisagem. Nas práticas de campo, possibilitou-se o contato direto do conhecimento disciplinar a com as diversas paisagens geográficas, singulares do Delta do Parnaíba, com o ecossistema manguezal e o litoral piauiense, validando assim aos alunos, uma efetiva união entre prática e teoria, fundamental para o processo de ensino-aprendizagem das técnicas de pesquisa. Tendo em vista que tais técnicas e instrumentos farão a mediação entre a teoria, o pesquisador e o objeto, perpassam o próprio entendimento do pesquisador e do aluno, assim, reforça-se a importância do ensino e do uso das mesmas para a construção de uma pesquisa científica com relevância social e consolidada.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência