O ENSINO DE GEOGRAFIA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: UM OLHAR GEOGRÁFICO SOBRE A ESCOLA TRISTÃO DE ALENCAR.

Autores

  • Ewerton Abreu de Andrade
  • Maria Edivani Silva Barbosa

Resumo

Neste trabalho relato sobre as práticas do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia, disciplina do 5º semestre, do curso Geografia/Licenciatura. A proposta do estágio-pesquisa tem como perspectiva a formação do professor-pesquisador colocando-o em contato direto com o futuro ambiente de trabalho, a escola. Objetivou-se analisar os desafios da escola, dos professores e alunos frente à sociedade da informação; identificar os recursos metodológicos e as possibilidades para o ensino de Geografia. O quadro teórico-metodológico estrutura-se em conceitos sobre o ensino de Geografia, o estágio, a formação docente e a sociedade da informação. A pesquisa tem abordagem qualitativa, do tipo participante/com intervenção. Como procedimentos foram analisados o projeto político pedagógico (PPP) e o histórico da escola; realizadas entrevistas e aplicados questionários com os profissionais e alunos; e realizada observação do espaço escolar. A intervenção aconteceu no dia 14/10/2019 com os alunos da turma do 4º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa-estágio revelou que: 80% dos professores acreditam que a falta do acompanhamento e da participação da família no processo educacional é o maior desafio; a escola sofre com o problema da INFOEXCLUSÃO que é a falta de oportunidades de acesso à internet, e isso dificulta uma aprendizagem mais dinâmica com a Geografia. A escola é localizada no bairro Pedras, uma comunidade carente, não possui computadores suficientes para os professores e os alunos, não têm laboratório de informática, isso se torna um grande desafio visto a necessidade de providenciar igualdade de oportunidades nesse caso a escola exclui os alunos do mundo digital. Como aprendizagem da profissão docente, a pesquisa-estágio é um caminho fundamental para a formação de um professor pesquisador, capacitado para produzir conhecimentos. A sociedade ganha um professor pesquisador qualificado e crítico.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência