O ENSINO DE HISTÓRIA DO TEATRO E A EFETIVIDADE DA LEI Nš 10.639/2003

Autores

  • Ana Karoline de Oliveira
  • Gilson Brandao Costa

Resumo

O Programa de Iniciação à Docência na UFC vem ao encontro do fortalecimento das práticas docentes voltadas aos estudantes das graduações da instituição. Desta maneira, a atividade tornou-se estratégia base para a formação dos graduandos na Licenciatura em Teatro, abrindo caminho para a possibilidade de elaborar metodologias de ensino para a educação. Ao encontro disso, aponta-se a real efetividade da Lei nº 10.639/09.01.2003, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e como ela se relaciona no ensino das disciplinas de História do Teatro. Assim, a proposta deste trabalho é analisar como a Lei nº 10.639/09.01.2003 aplica-se na formação dos estudantes nas disciplinas de História do Teatro, buscando relações com a lei e possibilidades de sua aplicabilidade em sala de aula. Além disso, fortalecer o conhecimento dentro da sala, mas também fora, cavando mais à fundo a história do teatro. O intuito é realizar a análise das metodologias aplicadas em sala de aula, sob a ótica da etnografia e da cartografia, através do olhar para os sujeitos e suas relações em sala de aula, a escuta dos discursos e a escrita a partir dos modos perceptivos. Espera-se, com o desenvolver do estudo, a compreensão da formação sob a ótica da Lei nº 10.639/09.01.2003, de maneira que possam ser estabelecidas metodologias para o seu fortalecimento e expansão, contribuindo para a sua efetividade. Assim como, contribuir para a formação do artista-pesquisador-docente, e uma aproximação do componente curricular do curso com métodos pedagógicos que entrelaçam a história do teatro, com as histórias e cultura afro-brasileira e assim costurar processos pedagógicos afrorreferenciados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência