O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE DE ESTÁGIO/AÇÃO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL PEDAGOGO.

Autores

  • Sara de Castro Silva
  • Cristina Facanha Soares

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a reflexão acerca da importância da atividade de Estágio Supervisionado na Educação Infantil e a sua contribuição na formação do pedagogo. O estágio na educação infantil é uma atividade obrigatória do currículo do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará e possibilita aos estudantes um contato direto e participativo em instituições destinadas a primeira etapa da Educação Básica, vinculadas à rede pública e correspondente à faixa etária de 0 a 5 anos, sob a responsabilidade de um profissional habilitado. Para desenvolver este trabalho, foram utilizadas as contribuições de Lima (2001), Silva (2011), Smith e Craft (2010), que versam sobre a importância do estágio curricular supervisionado enquanto lugar de formação inicial, e apresentam o desenvolvimento das atividades de estágio em sua dimensão individual e coletiva relacionados às práticas do campo profissional. A reflexão que compõe este trabalho foi desenvolvida a partir da experiência da atividade de Estágio/Ação em Educação Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, que ocorreu em um Centro de Educação Infantil do município de Fortaleza. A atividade foi dividida em três momentos, a saber: observação, participação e intervenção. Durante cada etapa, foi possível observar a análise e reflexão dos estagiários sobre as ações, as produções e as interações desenvolvidas no processo de estágio, a partir do desenvolvimento pessoal e profissional na realização desse processo de estudo, observação, planejamento, organização, produção e realização de atividades de estágio/ação supervisionadas. Desse modo, foi possível concluir que pensar sobre a formação inicial do pedagogo que trabalha com a educação infantil, deve promover reflexões acerca da docência, contemplando os saberes teóricos e práticos da área, difundindo a importância dos cuidados e as práticas pedagógicas desenvolvidas nos espaços de educação de crianças (0 a 5 anos).

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência