O ESTUDO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DAS PESQUISAS APRESENTADAS NOS CONGRESSOS DA ÁREA CONTÁBIL NO BRASIL NO PERÍODO 2014-2018
Resumo
A “Educação Financeira” trata do gerenciamento de recursos financeiros, planejamento e orçamento familiar, bem como da capacidade de analisar investimentos e administrar contas e patrimônio. Portanto, a disciplina Matemática Financeira pode auxiliar os indivíduos no processo de busca de conhecimentos e habilidades para lidar com os produtos financeiros, a partir da conscientização dos riscos e das oportunidades financeiras para a tomada de decisões. Diante de tal situação, espera-se que os artigos científicos apresentados em Encontros Científicos da Área Contábil abordem o tema em grande medida, principalmente devido o atual cenário de endividamento dos brasileiros. Para tanto, utilizou-se artigos científicos publicados nos principais congressos de Contabilidade e Administração do país, no quadriênio de 2014 a 2018. Foi feita uma pesquisa descritiva, com características bibliométricas. Os dados referentes ao objetivo, referencial teórico, procedimentos metodológicos e resultados encontrados nos artigos foram dispostos em uma planilha Excel, para facilitar a análise. Foram encontrados 170 publicações contendo as palavras-chave pesquisadas: educação financeira, finanças pessoais, financeira e finanças. Dos artigos verificados, um total de 20, observou-se que há uma rede de contatos e de colaboração entre os autores, considerando-se que a maioria dos trabalhos são compostos por mais de um autor de diferentes instituições, utilizando-se de variadas técnicas de análise. Como principal conclusão, os autores listam a pouca importância atribuída pela população brasileira em relação ao tema educação financeira.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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