O ESTUDO DA NUTROLOGIA NA FORMAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DO FUTURO MÉDICO GENERALISTA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Camila Sampaio Nogueira
  • Raquel Cavalcante de Vasconcelos
  • Paulo Roberto Cavalcante de Vasconcelos
  • Rayssa Rogéria da Silva Frota
  • Mariana Nogueira Dantas
  • Paulo Roberto Leitao de Vasconcelos

Resumo

INTRODUÇÃO: A Nutrologia é uma especialidade médica que avalia os benefícios e malefícios advindos da ingesta de nutrientes. Proporcionar meios que favoreçam o processo ensino-aprendizagem do médico generalista em formação pode dar condições básicas à avaliação primária do paciente quanto às suas necessidades orgânicas e à correta indicação ao especialista. OBJETIVO: Avaliar a satisfação e o rendimento no módulo de Nutrologia pelos alunos de Medicina da UFC, de modo a perceber falhas e buscar estratégias de melhoria na formação do médico generalista. METODOLOGIA: Aplicou-se um questionário com 10 questões fechadas sobre atividades do módulo a 77 alunos do período 2019.1. RESULTADOS: Quanto ao aproveitamento do módulo, 81,8% afirmou moderado a suficiente. Dietas específicas, Nutrologia esportiva e Nutrogeriatria foram temas de interesse por 90% dos alunos. Quanto à prática de ASG, a atividade gerou algum grau de aprendizado a 77,9%. Em relação à Visita técnica à empresa de terapia nutricional, houve participação de somente 80% da turma, sendo que somente 50% afirmou agregar conhecimento. Diante da ideia de acesso a uma plataforma com vídeoaulas e outros recursos de estudo, 94,7% manifestou interesse. Vale ressaltar que 96% da turma considera que o módulo poderia oferecer mais atividades teórico-práticas. Além disso, 75,7% afirmou que os casos clínicos no leito poderiam ser melhor abordados, principalmente em relação à frequência prática. Diante disso, estar satisfeito com as atividades do módulo foi apontado por somente 68,5% no âmbito de sua formação médica. CONCLUSÃO: Na perspectiva de melhorias, houve, por ex., a criação de vídeos didáticos de orientação à comunidade leiga, além da criação de uma plataforma online que disponibiliza materiais e recursos de estudo, além da aquisição de manequins para práticas de sondagem. Há que destacar a busca contínua de melhores recursos que favoreçam uma melhor capacitação ao Médico Generalista em formação desta Universidade.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência