O ESTUDO DA SEMIOLOGIA MÉDICA E O DESENVOLVIMENTO DA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE.
Resumo
A relação médico-paciente é um tema amplamente discutido na área da medicina, visto sua vasta importância e implicações na profissão médica. Sabe-se que, com uma relação sólida e bem estruturada entre médicos e pacientes, as hipóteses diagnósticas e sequências terapêuticas ocorrem de forma otimizada. Outro aspecto relevante é a construção da empatia entre estes, gerando uma assistência humanizada, com foco no indivíduo de forma holística. Durante a faculdade, um dos primeiros momentos que os alunos de medicina são desafiados acerca do tema é durante o módulo de semiologia, pois, muitas vezes, é o primeiro contato consistente que eles terão com pacientes enfermos. O objetivo desse trabalho é buscar avaliar o quão satisfatoriamente esse assunto tem sido introduzido no ensino médico, possibilitando uma posterior análise acerca de melhorias para melhorar o debate. A metodologia empregada foi baseada em questionários eletrônicos disponibilizados para os alunos que cursaram Semiologia em 2019. Os resultados obtidos mostraram que 100% dos alunos participantes, um total de 32, concordaram totalmente que a relação médico-paciente é um assunto importante e deveria ser abordado durante a faculdade. Entretanto, quando questionados sobre a introdução desse assunto no período acadêmico anterior ao quarto semestre, apenas 25% concordaram totalmente que isso havia ocorrido, enquanto 12,5% discordaram totalmente. Isto torna-se preocupante a partir do momento que 50% concordam parcialmente que esta abordagem é bem realizada com os professores de práticas, mostrando que uma importante parte desse assunto é melhor discutido com os monitores, onde 62,5% concordam totalmente que a relação médico paciente é bem apresentada por estes durante o módulo. Conclui-se, portanto, que é evidente a importância da discussão do assunto na graduação do curso de medicina, mas que esta ainda vem apresentando falhas, que podem ser resolvidas com melhorias na abordagem ao longo da grade curricular.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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