O ESTUDO DOS COMPONENTES CULTURAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA HABILIDADE ESCRITA NOS NÍVEIS INICIAIS EM LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

  • Liana Capistrano Lopes
  • Leticia Joaquina de Castro Rodrigues Souza E Souza

Resumo

Ao dedicar-nos ao ensino de línguas estrangeiras, percebemos a necessidade de tratar não só os aspectos gramaticais da língua-meta, mas, somado a este, apresentar aos estudantes a cultura do idioma que, sendo um fator fundamental, deve fazer parte do seu ensino. Dessa maneira, tratamos do estudo do componente cultural de ELE como ferramenta de desenvolvimento da habilidade escrita nos níveis iniciais no curso de graduação em Letras Português/Espanhol, durante o ano de 2019. Levando em consideração o conceito de Cultura desenvolvido por Couto e Valderrama (2006), aliado ao conceito de interculturalidade, tivemos como objetivo primário conhecer as marcas identitárias dos povos hispano-falantes em distintas formas de expressão, e a partir disso, refletir sobre problemáticas que atingem regiões que têm o espanhol como língua oficial, para que os estudantes pudessem produzir textos em espanhol e entender a relevância de tais temas. Durante os semestres 2019.1 e 2019.2, o projeto foi aplicado, respectivamente, com estudantes do 2º e 1º semestre da graduação em Letras Português/Espanhol. Os encontros aconteceram quinzenalmente durante cada semestre, divididos em três etapas: inicialmente, a apresentação de manifestações culturais da língua espanhola; seguida de uma discussão sobre tais manifestações; a partir disso, os estudantes produziam textos em língua espanhola relacionados ao tema trabalhado em aula, expressando seu ponto de vista sobre o assunto. Foi possível perceber melhoras nas habilidades linguísticas trabalhadas, principalmente no exercício da modalidade escrita da língua espanhola, em que erros inicialmente recorrentes, como o uso equivocado de tempos verbais ou utilização de palavras não pertencentes ao idioma, foram diminuindo ao longo dos semestres. Além disso, fez-se perceptível a mudança na forma como os estudantes passaram a entender o componente cultural da língua-meta, ajudando, consequentemente, na relação do estudante com o idioma.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência