O IMPACTO DO DIABETES MELLITUS NA FUNÇÃO RENAL E A PREVALÊNCIA DA NEFROPATIA DIABÉTICA
Resumo
A nefropatia diabética (ND) é a complicação crônica microvascular mais frequente nos pacientes com Diabetes Mellitus (DM), sendo a principal causa de Insuficiência Renal Crônica (IRC) nos EUA e na Europa, responsável, nesses locais, por mais de um terço dos pacientes em tratamento dialítico ou submetidos a transplante renal. No Brasil, ela é a segunda causa de IRC, ficando atrás apenas da nefroesclerose hipertensiva. Diante de tamanho predomínio, que só cresce nos últimos anos, o estudo em questão tem como objetivo analisar a prevalência de pacientes portadores de DM com algum grau de disfunção renal na rotina ambulatorial e de enfermaria dos alunos do 6ª ao 8ª semestre do curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), além de avaliar o nível de preparação dos estudantes quanto ao manejo e/ou encaminhamento desses pacientes. Foi então disponibilizado um questionário online composto por 8 questões relacionadas ao tema. 48 alunos participaram da pesquisa, sendo 16 de cada semestre. De acordo com os resultados, 95,8% deles já atenderam algum paciente com ND nos ambulatórios de nefrologia, 60,4% já atenderam em ambulatórios que não o de nefrologia e 60,4% já conversaram com algum paciente com ND nas enfermarias. Quando questionados sobre qual medida consideram mais importante na prevenção da ND, 62,5% responderam controle glicêmico rigoroso e 37,5% o uso de IECA/BRA. Em relação a como deve ser feito o rastreio e quais exames devem ser pedidos, 60,4% acertaram a periodicidade e 54,2% acertaram os exames solicitados. Por fim, 81,3% dos alunos responderam corretamente sobre quando fazer o encaminhamento ao nefrologista. Conclui-se assim que a ND é bastante prevalente na rotina ambulatorial e de enfermarias dos estudantes de medicina, sendo então de suma importância o conhecimento da prevenção, rastreio e manejo desses pacientes pelos alunos, tendo o módulo de nefrologia sido muito útil para tais conhecimentos práticos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.