O IMPACTO DO USO DE PEÇAS PLASTINADAS NO ESTUDO DA NEUROANATOMIA NO LABORATÓRIO DE ANATOMIA HUMANA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ.

Autores

  • Luana Maria Moura Ferreira
  • Luiz Guilherme Vasconcelos Barbosa
  • Helson Freitas da Silveira
  • João Erivan Façanha Barreto
  • Jose Ricardo Sousa Ayres de Moura

Resumo

INTRODUÇÃO: O estudo da Anatomia Humana é atemporal e fundamental aos cursos da Saúde, já que o ser humano é seu objeto de estudo e trabalho. Nos últimos anos, são discutidas diferentes metodologias para seu ensino. Uma das técnicas de relevância é a plastinação, que permite a preservação de peças anatômicas e facilita seu uso. Ademais, é evidente a carência de peças do Sistema Nervoso, cuja conservação é dificultosa nas técnicas tradicionais. Assim, a união da plastinação e da Neuroanatomia tem promovido o saber anatômico de alunos dos cursos de Saúde da UFC. OBJETIVO: O trabalho visa discutir o ensino da Neuroanatomia, através do uso de peças plastinadas e a percepção dos discentes quanto ao seu aprendizado. METODOLOGIA: Utilizou-se a ferramenta Google Forms, o qual cria formulários eletrônicos, respondidos virtualmente. Foi enviado aos alunos do 1° semestre dos cursos de Medicina, Enfermagem e Odontologia, um formulário com 12 questões, abordando o conhecimento sobre a técnica de plastinação e a opinião dos discentes quanto ao uso de peças plastinadas em aulas práticas. RESULTADO: 160 alunos receberam o formulário e 98 o responderam. Mediante a criação de gráficos, foi visto o impacto do uso dessas peças no estudo da Neuroanatomia. 96,5% afirmam que estas ajudaram no seu estudo, 92% acha que o desempenho dos monitores de Anatomia foi ótimo/bom com o uso das peças plastinadas e, ainda, 86% relata que tais peças têm mais detalhes do que as glicerinadas e/ou formolizadas. Entretanto, 79% garante que a quantidade de peças plastinadas disponíveis ainda é insatisfatória. CONCLUSÃO: A partir dos dados obtidos, a plastinação tem facilitado o estudo e o aprendizado em Neuroanatomia dos discentes. Além disso, os monitores de Anatomia têm um bom desempenho com o uso das peças plastinadas. Contudo, a questão do número reduzido destas é pertinente, visto que por ser um meio facilitador do saber deveria ser encontrado em maior quantidade pelos acadêmicos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência