O INCENTIVO DO CONHECIMENTO E APRENDIZADO DA TEORIA DE PESQUISA OPERACIONAL EM ADIMINISTRAÇÃO, ATRAVÉS DA PRÁTICA DOS ESTUDOS DE CASO EM PROGRAMAÇÃO LINEAR

Autores

  • Luciano Santana da Silva Filho
  • Ricardo Brito Soares

Resumo

A disciplina de Pesquisa Operacional tem suma importância dentro do curso de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC - UFC), pois é uma ferramenta que auxilia o administrador em sua tomada de decisão. Pedagogicamente, incentiva os alunos a descobrir novas formas de ultrapassar a resistência que aderem aos conteúdos matemáticos. O objetivo dessa pesquisa é demonstrar como a resolução de estudos de caso em classe e na monitoria podem melhorar a compreensão e uso dos métodos de programação linear entre os alunos do curso de Administração. Portanto, esta pesquisa fornece um conhecimento basilar para o entendimento da disciplina, através dos estudos de caso aplicado. O desenvolvimento da mesma se deu pela metodologia descritiva e referencial bibliográfico encontrado em livros textos e revistas especializadas. Os resultados obtidos da exposição dos alunos aos estudos de caso revelaram uma dificuldade inicial em entendimento generalizado, típico de repulsa a qualquer método quantitativo, com melhora progressiva e estimulada pela capacidade de resolução de problemas potencialmente realizáveis no mercado. Desta forma, é de grande relevância a aplicação de estudos de caso para o ensino de pesquisa operacional em Administração, pois deixa os alunos com melhores perspectivas de uso desta técnica em alguma posição no futuro mercado de trabalho.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência