O INFORME FITOPATOLÓGICO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FITOPATOLOGIA II

Autores

  • Luiza Rayol Rodrigues Barros
  • Francisco Bruno da Silva Café
  • Carmem Dolores Gonzaga Santos

Resumo

A disciplina de Fitopatologia II é obrigatória na matriz curricular do curso de Agronomia. Os assuntos abordados em aulas teóricas e práticas proporcionam aos estudantes o conhecimento sobre diferentes tipos de patógenos afetando culturas e provocando importantes doenças. O estudo das características biológicas dos fitopatógenos, as modalidades de parasitismo, as formas de disseminação e os sintomas das doenças abordadas, são informações imprescindíveis para a formação do engenheiro agrônomo. Os conhecimentos teóricos e as técnicas aprendidas nas aulas auxiliam no direcionamento da identificação dessas doenças em campo. Objetivando submeter o aluno de Fitopatologia a uma situação real, em que o produtor busca o agrônomo para relatar um problema fitossanitário em sua área de cultivo, tem sido utilizada na disciplina uma nova metodologia de aprendizagem, o Informe Fitopatológico. Para tanto, são sorteados, entre os alunos que se inscrevem, temas abordando diferentes situações de doenças ocorrendo em viveiros, estufas, hortas, pomares ou em grandes áreas. Os temas são apresentados na forma de "carta ao agrônomo" em que são descritos os sintomas da doença de uma determinada cultura, juntamente com fotos, e solicitados a identificação do problema e a orientação de manejo na área. Para responder à carta, os alunos devem investigar as possíveis causas do problema relatado na cultura e apresentar o resultado de sua pesquisa em sala na forma de notícia. Em seguida, o aluno responde a perguntas formuladas para situações que seriam de interesse para estudantes, técnicos ou outros produtores. A apresentação é avaliada considerando a correta identificação do problema, as características da doença e as orientações sugeridas para o controle. Esta metodologia favorece a discussão sobre problemas fitossanitários, pois simula a maneira com que o agrônomo é confrontado pelo produtor, possibilitando ao aluno a compreensão da importância da Fitopatologia na sua formação profissional.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência