O JOGO QUIZ COMO ATIVIDADE EM GRUPO NA DISCIPLINA DE DIREITO AMBIENTAL

Autores

  • Gabrielle Tavares de Carvalho
  • Virgínia Eduarda de Sousa
  • Juliana Barroso de Melo

Resumo

É de fundamental importância realizar atividades dinâmicas que facilitem o entendimento e a fixação dos conteúdos apresentados em sala de aula como, por exemplo, o jogo Quiz, que consiste na elaboração de questões que devem ser respondidas corretamente. Assim, foi proposto pelas monitoras da disciplina de Direito Ambiental a aplicação do Quiz para os discentes do curso de graduação em Ciências Ambientais, do Instituto de Ciências do Mar - LABOMAR/UFC. A atividade teve como objetivo principal a avaliação do conhecimento dos estudantes sobre a Lei federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que determina as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, assunto abordado com antecedência em sala de aula. Para realização do jogo, a turma foi dividida em seis equipes e foram distribuídos para elas quatro cartões respostas correspondentes aos itens “a”, “b”, “c” e “d”. Para cada grupo foram sorteadas quatro perguntas de múltiplas escolhas, inclusive questões de concursos públicos. A atividade valia dois pontos e cada pergunta zero vírgula cinco. A pergunta era exibida através de slide durante um minuto, em seguida a equipe respondia utilizando os cartões. Caso respondesse corretamente o grupo recebia a pontuação. Como resultado da aplicação do jogo, foi possível constatar o envolvimento e o entusiasmo dos alunos, ademais, as equipes obtiveram ótimo desempenho. Atividade em grupo, como o Quiz, acarreta em uma maior integração entre professora, monitoras e alunos, além do conhecimento obtido por todos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência