O MONITOR COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO

Autores

  • Italo Guimaraes de Lima
  • Said Goncalves da Cruz Fonseca

Resumo

INTRODUÇÃO: O currículo de 2005 do curso de farmácia possibilita bastante diversidade no que tange as aptidões dos alunos. Esse currículo generalista permite que os alunos conheçam um pouco de cada área da farmácia, porém cada um foca em uma determinada área de acordo com sua afinidade e aptidão. Alguns tem maior aptidão para manipulação de medicamentos, revelando suas habilidades em todas as áreas, outros demonstram maior interesse e desenvoltura quando a prática se aplica a uma outra área da farmácia com a qual eles se identificam melhor. Sendo assim, é necessário avaliar o conjunto das práticas e esses diversos tipos de inteligência quando se coloca o monitor como ferramenta de avaliação do aprendizado. OBJETIVO: Utilizar ferramentas para avaliar o aprendizado e desempenho dos alunos de farmacotécnica II nas aulas práticas. METODOLOGIA: Assistir e analisar as aulas práticas. Avaliar o desempenho durante a atividade prática em si, notando como os alunos encaram os problemas propostos e as soluções desenvolvidos para resolver a atividade prática. Perceber o aprendizado adquirido durante a aula prática através das discussões levantadas durante os questionamentos do professor após a atividade prática. Aplicar um questionário simplificado a fim de avaliar o aprendizado e percepção dos alunos acerca da disciplina. RESULTADOS E DISCUSSÃO: É notório que a maioria dos alunos acabam se restringindo mais às suas áreas de preferencia da farmácia e acabam negligenciando as demais áreas, como é percebido na área de manipulação e indústria. Também é percebido a falta de integração entre o aprendizado das disciplinas que fomentam o conhecimento de farmacotécnica e a mesma. CONCLUSÃO: É necessário o conhecimento e uso de melhores ferramentas para avaliar o aprendizado práticos dos alunos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência