O OSCE DE SEMIOLOGIA COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO: UMA VISÃO DOS DISCENTES

Autores

  • Antonio Rodrigo Gomes Fontenele
  • Júlia Praciano Lopes
  • Romulo Reboucas Lobo

Resumo

Introdução: A disciplina de Semiologia Médica representa momento decisivo na formação dos estudantes de Medicina, pois consiste na introdução dos alunos ao contato direto com os pacientes através da aplicação da anamnese e exame físico, elementos essenciais para a construção do raciocínio clínico. Desse modo, por ser disciplina eminentemente prática, surge a necessidade de uma modalidade de avaliação que quantifique a proficiência dos estudantes na abordagem do paciente, o que tem sido feito através da instituição do OSCE (“Objective, Structured Clinical Examination”, também conhecido como “Avaliação Clínica Objetivamente Estruturada”). Tal ferramenta, inclusive, já é amplamente utilizada em processos seletivos de programas de Residência Médica. Objetivo: Avaliar a impressão dos alunos da disciplina de Semiologia durante o ano letivo de 2019 quanto à metodologia do OSCE, de forma a quantificar o impacto da avaliação no aprendizado, além de obter a opinião dos estudantes sobre como a prova poderia ser melhorada. Metodologia: Foi realizado um questionário eletrônico contendo oito perguntas fechadas na plataforma de formulários do Google e aplicado aos discentes da disciplina de Semiologia Médica no período letivo de 2019. Posteriormente, os dados obtidos foram analisados estatisticamente e gráficos ilustrativos foram confeccionados pela própria ferramenta eletrônica do Google. Resultados: A maioria dos estudantes considerou o OSCE como ferramenta muito importante e indispensável para o seu aproveitamento na disciplina, porém tinham como maior crítica o tempo reduzido para feedback do avaliador com relação ao desempenho do aluno. Conclusão: O OSCE, apesar de algumas pequenas falhas apontadas pelos alunos, apresenta impacto proeminente no aprendizado prático da disciplina de Semiologia Médica. Isso reitera a tendência atual de valorização das ferramentas de aprendizado ativo na educação médica

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência