O PAPEL DA MONITORIA DE PROGRAMAÇÃO PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO CURSO DE SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS
Resumo
O curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais (SMD - UFC) visa formar profissionais que compreendem a nível básico diversas áreas do conhecimento em Sistemas Multimídia e Design Digital. A disciplina obrigatória Programação I, do primeiro semestre, é a base para uma dessas áreas e propicia aos estudantes conhecimentos sobre lógica para o desenvolvimento e implementação de soluções de problemas através do uso das estruturas fundamentais para a construção de algoritmos. No decorrer do semestre, são feitas listas de exercícios e provas com o objetivo de, respectivamente, fixar e testar os assuntos tratados em sala de aula. Cabe ao docente auxiliar os alunos que tenham dificuldades a respeito do conteúdo. No semestre inicial, os ingressantes do curso devem, também, desenvolver um projeto que consiste na criação de um jogo eletrônico. Esta atividade tem como finalidade promover um primeiro contato com as diversas áreas que o curso aborda. Os monitores devem acompanhar e ajudar no andamento destes no que diz respeito à programação, ajudando os alunos a conhecerem o software utilizado e como utilizar lógica de programação na produção de um jogo. No primeiro semestre de 2019, a plataforma utilizada para o projeto era a mesma que já vinha sendo aplicada anteriormente (Game Maker Studio) e o acompanhamento do projeto se dava no decorrer de todo o semestre. Foi estudada concomitantemente a alteração do software utilizado para o Godot 3.0. No segundo semestre, um novo formato para o desenvolvimento do projeto final foi adotado e as atividades dos monitores foram adaptadas ao novo cronograma. Como atividade da monitoria, foram produzidos materiais de apoio a serem disponibilizados aos alunos, contendo informações de ordem prática sobre a utilização da ferramenta adotada para o Projeto Integrado. Foram, também, realizadas oficinas e atividades de acompanhamento presencial e online.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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