O PAPEL DAS MONITORIAS COMO OBJETO DE COMBATE À EVASÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA MONITORIA DE LITERATURA PORTUGUESA.

Autores

  • Fafa Gomes Ferreira
  • Elizabeth Dias Martins

Resumo

O Projeto de Monitoria de Literatura Portuguesa é responsável por manter no Departamento de Literatura, pertencente à unidade acadêmica do Centro de Humanidades na Universidade Federal do Ceará, atividades que auxiliem os estudantes dos cursos de Letras a desenvolverem suas atividades acadêmicas nas disciplinas de Literatura Portuguesa e obterem assim, um bom desempenho durante o ano letivo. Essas atividades são mantidas através de bolsas, remuneradas e voluntárias, e que têm como finalidade acolher a demanda de dúvidas e aprofundamento dos estudos dos alunos matriculados nessas disciplinas, assim como oferecer aos estudantes formas de desenvolver pesquisa dos conteúdos da disciplina e produzirem sobre os mesmos. Desse modo, o presente trabalho tem como principal objetivo relatar uma experiência como bolsista no Projeto de Monitoria em Literatura Portuguesa do Programa de Iniciação à Docência (PID-UFC) e debater o papel das bolsas de monitoria na Universidade Federal do Ceará como meio fundamental para a permanência e combate à evasão de estudantes. Utilizamos durante o ano letivo vários teóricos que desenvolvem estudos sobre a Literatura Portuguesa para a fundamentação de nossas atividades. De acordo com as ações planejadas, foram realizados vários encontros com estudantes para debater conteúdos referentes às disciplinas, foi efetivado um minicurso com o intuito de debater a Literatura Portuguesa de autoria feminina e os impactos sociais referentes a tal literatura. Como resultado consideramos um bom desenvolvimento de todas as atividades previstas, com inúmeros atendimentos de estudantes para sanar dúvidas e uma boa participação no Minicurso que debateu temas não alcançados pelas disciplinas em sala de aula.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência