O PAPEL DO MONITOR EM DISCIPLINA NA FACULDADE DE MEDICINA: CONTRIBUIÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Autores

  • Vamberto Benicio de Oliveira Junior
  • Ana Letícia Farias Barroso
  • Tainá Rocha Josino
  • Kelen Gomes Ribeiro

Resumo

O intuito principal do aluno monitor é exercer as atividades de iniciação à docência, auxiliando bilateralmente discentes e docentes da disciplina, permitindo uma melhor comunicação entre as partes. Objetivo: apresentar a perspectiva do monitor perante o desenvolvimento de atividades de ensino à docência para os alunos do Curso de Medicina. Metodologia: realização de encontros com o professor-orientador para planejamento, desenvolvimento e avaliação da disciplina. Atividade com os estudantes, com utilização de metodologia problematizadora e vivencial, abordando aspectos do saber científico e do desenvolvimento pessoal dos estudantes, com destaque para os temas da educação médica e saúde. Além disso, disponibilização de contato com uso das tecnologias digitais, numa perspectiva de complementariedade. Resultados: Após o contato inicial com os alunos, os monitores ficaram disponíveis para contribuir com o aprendizado sobre o preenchimento do currículo lattes, elaboração de resumos, desenvolvimento de apresentação oral e de pesquisas científicas, bem como prontos para receber “feedbacks” para a melhora da disciplina. Foi notório que é fundamental a participação ativa do monitor dentro da disciplina, pois os alunos sentiam-se mais confiantes para o desenvolvimento de suas atividades dentro da disciplina. Além disso, o fato de o monitor também ser um aluno, facilita o canal de comunicação para o aparecimento das críticas construtivas que somam na disciplina. Conclusão: a prática da iniciação à docência foi um dos momentos mais enriquecedores da minha trajetória acadêmica até aqui, pois é extremamente prazeroso perceber o retorno dos alunos, seja com agradecimentos ou com “feedbacks” para melhorar a disciplina, que foram postos em prática de um semestre para outro e trouxeram melhores resultados quanto à satisfação dos discentes. Ser agente ativo da formação de futuros profissionais é, de fato, motivador para a inspiração quanto a uma carreira docente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência