O PAPEL DO MONITOR NA ATIVIDADE DE VETORIZAÇÃO COMO FORMA DE FIXAÇÃO DAS TÉCNICAS DE MAPEAMENTO DIGITAL.

Autores

  • Romullo Diogo Pereira Mesquita
  • Thomaz Willian de Figueiredo Xavier
  • Jader de Oliveira Santos

Resumo

A disciplina de Cartografia Digital é fundamental para formação de um bacharel em Geografia, visto que, além de ser uma continuação da disciplina de Cartografia, é onde os alunos são expostos ao SIG (Sistema de Informações Geográficas), cujo domínio é básico para o mercado de trabalho do Geógrafo. Trata-se de um programa que proporciona o uso de ferramentas para, entre outras coisas, promover a criação de mapas ligados a banco de dados onde facilmente podem analisar, manipular e alterar informações de acordo com o escopo traçado. O objetivo deste trabalho é relatar o desempenho da monitoria no auxílio dos alunos no decorrer da disciplina de Cartografia Digital. Dentre as várias atividades exercidas, a condução de técnicas de vetorização para que se elaborasse mapa hipsométrico de parte da Região Metropolitana de Fortaleza. Utilizou-se diferentes recursos, como por exemplo: a criação de modelos matemáticos com elementos geográficos (rodovias, ferrovias, hidrografia, dentre outros), culminando na criação de layouts (mapas finais) como uma das formas de avaliação da cadeira. Tal atividade objetivou efetiva aprendizagem do conteúdo pelos alunos e, ainda, fazer com que eles tivessem seu primeiro contato, de forma prática, com aspectos fundamentais à cartografia digital. A figura do monitor foi vital durante todo o processo, pois auxiliou na redução das dúvidas e na resolução dos erros que, porventura, os alunos vieram a cometer e facilitando a condução de todas as atividades. Portanto, conclui-se que a atividade de vetorização e a presença do monitor durante a condução das atividades proporcionou os meios para um eficiente domínio dos alunos acerca das técnicas imprescindíveis na criação de mapas. Desta forma, a contínua manutenção de monitoria, não só nessa como em outras disciplinas ao longo do curso, providenciará uma melhor formação dos Geógrafos e Geógrafas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência