O PAPEL DO MONITOR NA ATIVIDADE DE VETORIZAÇÃO COMO FORMA DE FIXAÇÃO DAS TÉCNICAS DE MAPEAMENTO DIGITAL.
Resumo
A disciplina de Cartografia Digital é fundamental para formação de um bacharel em Geografia, visto que, além de ser uma continuação da disciplina de Cartografia, é onde os alunos são expostos ao SIG (Sistema de Informações Geográficas), cujo domínio é básico para o mercado de trabalho do Geógrafo. Trata-se de um programa que proporciona o uso de ferramentas para, entre outras coisas, promover a criação de mapas ligados a banco de dados onde facilmente podem analisar, manipular e alterar informações de acordo com o escopo traçado. O objetivo deste trabalho é relatar o desempenho da monitoria no auxílio dos alunos no decorrer da disciplina de Cartografia Digital. Dentre as várias atividades exercidas, a condução de técnicas de vetorização para que se elaborasse mapa hipsométrico de parte da Região Metropolitana de Fortaleza. Utilizou-se diferentes recursos, como por exemplo: a criação de modelos matemáticos com elementos geográficos (rodovias, ferrovias, hidrografia, dentre outros), culminando na criação de layouts (mapas finais) como uma das formas de avaliação da cadeira. Tal atividade objetivou efetiva aprendizagem do conteúdo pelos alunos e, ainda, fazer com que eles tivessem seu primeiro contato, de forma prática, com aspectos fundamentais à cartografia digital. A figura do monitor foi vital durante todo o processo, pois auxiliou na redução das dúvidas e na resolução dos erros que, porventura, os alunos vieram a cometer e facilitando a condução de todas as atividades. Portanto, conclui-se que a atividade de vetorização e a presença do monitor durante a condução das atividades proporcionou os meios para um eficiente domínio dos alunos acerca das técnicas imprescindíveis na criação de mapas. Desta forma, a contínua manutenção de monitoria, não só nessa como em outras disciplinas ao longo do curso, providenciará uma melhor formação dos Geógrafos e Geógrafas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.