O PAPEL DOS MONITORES DOS MÓDULOS INICIAIS DE MEDICINA NO QUE CONCERNE À ADAPTAÇÃO DOS CALOUROS DO CURSO AO CONTEXTO ACADÊMICO
Resumo
INTRODUÇÃO: A passagem do ensino médio ao ensino superior costuma ser uma transição difícil para muitos estudantes especialmente nos módulos iniciais. Logo os monitores apresentam um papel fundamental como facilitador para tal adaptação. Diante disso, destaca-se a monitoria de Genética, no primeiro módulo da Faculdade de Medicina (FAMED) a qual proporciona, como estratégia didática, divisão da classe em pequenos grupos, onde atuam os monitores. OBJETIVOS: Analisar a influência dos monitores dos módulos iniciais da FAMED na adaptação dos calouros ao ensino superior, destacando a monitoria de Genética Clínica e Molecular. METODOLOGIA: Dados referentes a potenciais dificuldades as quais os monitores estavam aptos a interferir foram coletados através de questionários anônimos aplicados aos alunos de 2019.1. Sete questões abordavam a influência do monitor na adaptação do aluno no contexto acadêmico de modo geral, e as restantes, a interferência do monitor no módulo de Genética. RESULTADOS: 51 questionários respondidos foram usados para a pesquisa. A mediana de idade foi de 19 anos; sendo que 80,4% dos alunos afirmaram que era sua primeira vez no ensino superior. Apesar da grande maioria (90,2%) ressaltar que conseguiram se adaptar ao contexto acadêmico, 64,7% dos discentes disseram que essa transição foi árdua. Sobre a monitoria de genética, 88,2% afirmaram que seu monitor era prestativo; 64,7% disseram que seu monitor era acolhedor, e 82,4% afirmaram que a dinâmica da monitoria facilitou sua adaptação ao contexto de ensino acadêmico, notadamente no tocante à relação de pertencimento ao curso, à compreensão da nova linguagem, à identificação dos pontos relevantes do conteúdo apresentado e ao uso de fontes de estudos confiáveis. CONCLUSÃO: Conclui-se que os monitores dos módulos iniciais, especialmente os que possuem uma boa relação com os alunos, têm papel relevante para a adaptação ao contexto acadêmico da maioria dos alunos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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