O PERFIL DO DOCENTE ATUANTE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA: ESTUDO COMPARATIVO PÚBLICO E PRIVADO.

Autores

  • Ilana Maria de Oliveira Maciel
  • Mariete Ximenes Araújo Lima
  • Denize de Melo Silva
  • Blússia Tétis Brito Batista
  • Marcos Antonio Martins Lima

Resumo

Neste constructo, o foco será a formação de professores-profissionais e profissionais-professores (TARDIF, 2006), dentre outros autores como: Knowles(1980), Moreira(2000) e Perrenoud( 2001), na busca de mapear o perfil dos professores atuantes nos cursos de administração da amostra selecionada. Uma oportunidade para perceber como atuam as faculdades investigadas, quanto ao tripé essencial na consecução de seus objetivos e desempenho, sua razão de existir: o ensino, a pesquisa e a extensão. A metodologia foi de caráter qualitativa, de natureza exploratória, com o objetivo de identificar, relacionar e analisar o perfil dos profissionais atuantes nas faculdades nos 02(dois) Cursos de Graduação em Administração, sendo uma faculdade particular (FP1) e uma outra pública (FP2) e a sua atuação. Foi aplicado um formulário junto aos docentes e coordenação das Instituições de Ensino Superior (IES) como parte do Mestrado em Administração na FEAAC. A pesquisa se caracteriza como um survey com o intuito de traçar um paralelo quanto à constituição dos referidos cursos e o nível de formação dos seus quadros. Um estudo a partir de reflexões teóricas dentro de um contexto histórico e tendências pedagógicas na formação de professores-profissionais e profissionais-professores na sua práxis pedagógica. Os resultados versaram que as faculdades atuam de forma diferente, a FP1 no quadro de docentes consta mais de 50% de profissionais professores, e sua pratica versam ensino e extensão, já a UP2 é o inverso, cerca de 51% do seu quadro de docentes são de professores profissionais, e atua nas três áreas: ensino, extensão, e pesquisa. Na FP2 os profissionais apresentaram sua atuação em mais de 50% nas áreas de formação, já na IES privada esse número não chegou a 40%. Neste processo dialógico e complexo entre os referenciais teóricos e os dados coletados amplia-se a necessidade estudos aprofundados nesse campo acadêmico para diminuir a distância da academia e o mercado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência