O PROGRAMA DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA: A RELAÇÃO ENTRE O MONITOR E O ALUNO

Autores

  • Nahieny Gomes Prudente
  • Leticya Ewellyn Santos Ribeiro
  • Roberia Vieira Barreto Gomes

Resumo

O Programa de Iniciação a Docência tem como objetivo contribuir para o processo de formação do estudante de graduação, proporcionar a participação do estudante monitor nas atividades docentes, entre outros, fazendo parte da sua formação inicial. Dessa forma, Santos (2016) afirma que “A formação inicial de professores deve oferecer aporte teórico e não apenas reproduzir ações, ou seja, necessita criar estratégias para que o professor compreenda o ensino”. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o papel do monitor da área de educação especial do Curso de Pedagogia e sua relação com os alunos no tocante ao desenvolvimento dos conteúdos da disciplina e das relações pessoais estabelecidas no decorrer da disciplina. Para fundamentarmos essa investigação nos embasamos em SANTOS (2016), SCHNEIDER (2006) e FRISON (2016). A base metodológica foi à observação participante, entrevista com os alunos da disciplina e o professor e análise documental e bibliográfica. Ademais, nossos resultados apontaram que o monitor por muitas vezes é um intermediário da relação entre professor e aluno, visto que o aluno se sente mais próximo do monitor devido a condição de ambos serem discentes, essa relação entre aluno e monitor é construída no decorrer do semestre, desenvolvendo uma inter-relação,por muitas vezes, afetiva na formação dos alunos, a fim de que ambos participem das atividades acadêmicas e no crescimento profissional enquanto discente. Concluímos que o programa de iniciação a docência possibilita que a aluno se desenvolva no papel de monitor e de aluno e além disso, fortalece a relação do monitor com o aluno, de modo que ambos ampliem seu conhecimento no meio acadêmico.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência