O PSICODIAGNÓSTICO INTERVENTIVO COMO ALTERNATIVA AO PSICODIAGNÓSTICO TRADICIONAL

Autores

  • Clara Lima Silva
  • Vitória do Carmo de Sousa
  • Maria Edilene Oliveira Magalhães
  • Mateus Ribeiro de Moraes
  • Estefanea Elida da Silva Gusmao

Resumo

O objetivo do presente estudo foi de apresentar a modalidade de Psicodiagnóstico Interventivo como alternativa ao modelo de Psicodiagnóstico Tradicional. A atividade do Psicodiagnóstico tem seu valor na Psicologia por embasar o status científico e complementar a matriz de técnicas em avaliações psicológicas da profissão. No Psicodiagnóstico Tradicional, pode-se observar uma oposição entre atividades avaliativas e terapêuticas, já o Psicodiagnóstico Interventivo as aproximou, no que teve mudanças epistemológicas e metodológicas. Foram feitas pesquisas sobre a definição, áreas de benefício, como surgiram, os principais trabalhos na área, em que na plataforma de busca eram indexados os termos Psicodiagnóstico Interventivo e Psicodiagnóstico Tradicional, como forma a comparar os dois modelos. Como resultado, foram analisados 9 artigos. É observado que o Psicodiagnóstico é uma prática relativamente nova, agregando alguns eixos teóricos como a ênfase no inconsciente, na psicanálise, que até então tinha críticas a prática do psicodiagnóstico, inclusão de sentimentos, pensamentos e sensações do psicólogo, entre outros. Por outro lado, o Psicodiagnóstico Tradicional visa a identificação forças e fraquezas no funcionamento psicológico, com foco na existência ou não de um diagnóstico psicopatológico. Efeitos terapêuticos advindos das intervenções são compreendidos como acidentais, uma vez que o objetivo principal do processo gira em torno do diagnóstico. Já no Psicodiagnóstico Interventivo, são feitas intervenções durante as entrevistas e a aplicação de testes. Dessa forma, pode-se concluir que o Psicodiagnóstico Interventivo é uma alternativa viável àqueles psicólogos que não se sentem confortáveis ou possuem críticas ao modelo tradicional de Psicodiagnóstico.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência