O QNP COMO UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA A COERÊNCIA INTERNA DA ESCRITA DE PROJETOS DE PESQUISA

Autores

  • Yasmin dos Santos Lima
  • Julio Cesar Rosa de Araujo

Resumo

O trabalho realizado no âmbito da disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA) do curso de Letras da UFC tem por objetivo analisar a ampliação dos letramentos acadêmicos de estudantes que estão aprendendo a produção e a escrita de textos acadêmicos. Esses estudantes são orientados pelo professor da referida disciplina, além de contar com uma assessoria pedagógica do Laboratório de Letramentos e Escrita Acadêmica (LEA) coordenado pelo professor que ministra a disciplina. Os dados analisados neste trabalho são oriundos da elaboração de Quadros Norteadores de Pesquisa (doravante QNPs), que é uma ferramenta de construção de objeto de estudo proposta por (ARAÚJO, DIEB, COSTA, 2017; ARAÚJO, PIMENTA, COSTA, 2015) e os respectivos Projetos de Pesquisas A nossa base teórica procede dos estudos sobre letramentos, especificamente de Street (1984, 2009, 2012) e de Carlino (2017) para retratar não só a autonomia leitora, como também a questão do apoio incentivador para a leitura. A metodologia para geração de dados consiste numa pesquisa qualitativa, de base exploratória. Os dados coletados para nosso corpus são quatro QNPs e quatro Projetos de Pesquisas que nasceram desses quadros, durante os semestres 2019.1 e 2019.2 no âmbito da disciplina de LPTA. Diante das análises, percebemos que os QNPs são ferramentas pertinentes e propícias para a ampliação dos letramentos acadêmicos e o incentivo de uma autonomia leitora dos estudantes, pois apresentaram na escrita de seus projetos uma coerência interna na apresentação das partes internas do projeto de pesquisa. Em função de nossa experiência como bolsista, orientando a elaboração dos QNPs e dos projetos de pesquisa, além dos dados que analisamos, concluímos que a ferramenta do QNP, alinhado às oficinas do Laboratório e às aulas presenciais na universidade forma uma rede de apoio que fomenta a ampliação dos letramento acadêmico dos estudantes, pois os dados mostram a otimização do ensino-aprendizado deste letramento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência