O QUE O MERCADO ESPERA DE NÓS? UMA ANÁLISE DAS HABILIDADE E COMPETÊNCIAS EXIGIDAS DOS PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E A SUA FORMAÇÃO.
Resumo
A atuação do contador tem passado alterações nos últimos anos, devido a fatores como a globalização e as inovações tecnológicas exigindo do contador o desenvolvimento de novas competências e conhecimentos nas áreas relacionadas à comunicação, informática, conhecimentos globais. Assim, o contador deixa de ser apenas um profissional que aplica técnicas de atividades específicas da profissão e passa a ser um profissional que atende criteriosamente o cliente, atuando com excelência nas áreas de gestão e consultoria das entidades. Logo, são imprescindíveis estudos com foco na sua formação, tais como aqueles que se centram nas estruturas curriculares dos cursos de graduação, analisando como as disciplinas influenciam na formação e na preparação do contador para o ambiente mercadológico, além de estudos sobre as novas exigências do mercado de trabalho, destacando as novas formas de recrutamento de pessoal pelas empresas. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que o objetivo desse estudo é analisar o nível de aderência entre a formação universitária do contador e os requisitos de exigência do mercado de trabalho no município de Fortaleza, discorrendo sobre principais habilidades e competências exigidas, compreendendo como a estrutura curricular tem auxiliado o discente no processo de capacitação. A metodologia empregada neste trabalho pautou-se, inicialmente, na pesquisa descritiva. Posteriormente, utilizou-se como ferramenta para a coleta de dados, anúncios de vagas de emprego em sites e em grupos de WhatsApp, empregando-se o método documental e qualitativo. Os resultados indicam que, embora as instituições de ensino contemplem em suas estruturas curriculares disciplinas voltadas ao desenvolvimento e aprimoramento das competências requeridas pelo mercado, existe certo desalinhamento em função do foco dado pelos cursos, uma vez que os empregadores ainda requerem profissionais com conhecimentos mais voltados para áreas de gestão e gerencialPublicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
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