O RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO BOLSISTA DE MONITORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO.
Resumo
Sabe-se que o Programa de Iniciação à Docência tem como objetivo contribuir para o processo de formação do estudante de graduação, proporcionar a participação do estudante monitor nas atividades docentes, facilitar a interação entre estudantes e professores nas atividades de ensino, visando à melhoria da aprendizagem; proporcionar ao monitor uma visão de conjunto da disciplina e das experiências da relação teoria e prática; envolver o estudante nas atividades de ensino associadas ao planejamento e à pesquisa. Pensando nisso, o presente trabalho surgiu a partir da participação no programa de monitoria na área de Educação Especial da Faculdade de Educação no que tange o processo de formação inicial. Neste sentido, essa pesquisa teve como objetivo analisar a experiência de iniciação à docência como prática fundamental no magistério, bem como refletir acerca dos desafios vividos durante o cumprimento dos interesses do programa ao longo da monitoria em educação especial no curso de pedagogia. Para fundamentar nossa investigação utilizamos autores como Serrazina (2012), Pimenta (2012), Mizukami (2008). Esses autores referendam a narrativa pessoal da prática docente durante a formação inicial. A metodologia utilizada foi análise documental e bibliográfica, observação participante. Nossos resultados apontaram que a oportunidade do fazer docente permite reflexões acerca da atuação de futuros professores e compreender na prática os desafios da profissão docente. Destarte, destaca-se a defesa da experiência de monitoria como instrumento de formação inicial que permite reflexões e fomenta discussões para pesquisadores da área.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.