O ROLE-PLAY COMO MÉTODO PARA O APRIMORAMENTO DE HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO NA CONSULTA GINECOLÓGICA
Resumo
INTRODUÇÃO: Cada vez mais as atividades de ensino tradicional tem sido modernizadas, a fim de aprimorar as habilidades de comunicação do futuro médico. Nessa perspectiva, o role-play apresenta-se como método ativo de aprendizagem, por possibilitar ao discente a aquisição de conhecimento através da experiência própria ou de seus pares (RABELO, 2015). OBJETIVO: Avaliar a repercussão da simulação de consulta ginecológica para os estudantes de medicina. MÉTODO: Expõe-se a teoria acerca do tema, que foi seguida pela simulação da prática conduzida pelos monitores e pelo professor. Solicitou-se que os alunos se dividissem em trios, nos quais cada um interpretaria um dos seguintes papéis: paciente, médico e avaliador/ouvinte. A dramatização da consulta ocorreu em salas adaptadas para a simulações, dentro do laboratório de habilidades. Analisou-se os resultados da prática por meio de questionários online. RESULTADOS: Em uma amostra aleatória de 40 alunos que cursaram o módulo em 2019, observou-se que 92,5% deles participaram de forma integral da atividade. Destes, 80% indicaram o ambiente de realização da prática como um ponto positivo; e para 50% deles, ter escolhido o papel que queria desempenhar, também foi considerado um aspecto positivo. 60% da amostra apontou não ter tido oportunidade de desempenhar outro papel na simulação como um dos pontos negativos da atividade. Por fim, 82,5% dos alunos afirmaram que simulação ajudou a esclarecer e melhorar a forma de conduzir a consulta. CONCLUSÃO: De acordo com a percepção dos alunos, evidenciou-se que a atividade conseguiu garantir um ambiente onde o estudante é agente ativo, estruturado na reflexão sobre a experiência e no estímulo ao aprimoramento de habilidades práticas. Ressalta-se também o papel dos monitores no desenvolvimento da prática, que atuaram como facilitadores do processo de aprendizagem, favorecendo a compreensão de novos pontos de vista e percepções.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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