O TEATRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA

Autores

  • Larissa Ingrid Paiva
  • Germana da Cruz Pereira
  • Sara de Paula Lima

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada ao longo da bolsa de monitoria de Língua Espanhola, a qual faz parte do Programa de Iniciação à Docência (PID). Assim, com o intuito de acompanhar uma turma de semestre inicial e sugerir uma atividade que estimulasse o ensino e aprendizagem de língua espanhola de forma ampla e dinâmica, surgiu a proposta promissora de elaboração de uma peça teatral. A execução de tal proposta foi significativa em inúmeros aspectos, pois foram exercitadas as quatros habilidades linguísticas: escutar, falar, ler e escrever, isto é, houve o exercício da pronúncia e entonação das falas e a prática da leitura da peça e da escrita e adaptação do texto. Além disso, conhecimentos sobre cultura foram aprofundados, uma vez que a peça baseou-se na adaptação do livro “La Gitanilla” do renomado autor espanhol Miguel de Cervantes. Logo, por meio desses benefícios, a técnica teatral mostrou-se relevante para a adoção de novas práticas pedagógicas. Os encontros ocorriam duas vezes por semana, com a duração de 1 hora cada, na sala de reuniões do Departamento de Línguas Estrangeiras (DLE) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e, durante esse percurso, uma enriquecedora vivência foi construída, tendo em vista que os alunos mostravam compromisso na divisão e no cumprimento de tarefas. Ressalta-se que os alunos produziram o vídeo, assim, as cenas foram gravadas no Centro de Humanidades I, Campus Benfica, e, após processo de edição, foram exibidas em sala de aula. O vídeo foi publicado no canal do grupo de estudos de Tecnologias para o Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras (TECLE) da UFC e, ainda, possibilitou a produção de um relato de experiência. Diante disso, foi possível constatar que a peça teatral se apresenta como uma eficaz ferramenta de ensino de língua estrangeira, capaz de despertar o interesse e a criatividade do aluno.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência