O USO DA FICHA DE AVALIAÇÃO FARMACOLÓGICA (FAF) COMO METODOLOGIA COMPLEMENTAR NO ENSINO DE FARMACOLOGIA CLÍNICA
Resumo
Introdução: O estudo da Farmacologia é uma competência fundamental para todo acadêmico de medicina, sendo a disciplina ofertada no quarto semestre do ciclo básico. Com o objetivo de incentivar os alunos a um estudo aprofundado e despertar sua autonomia dos estudos dessa ciência aliada ao apoio dos monitores, é realizada um teste chamado “Ficha de Avaliação Farmacológica” (FAF), dividido em um pré-teste e um pós-teste, avaliando assim, o conhecimento dos alunos após seu estudo próprio e após a monitoria do assunto. Objetivos: avaliar o uso da FAF como ferramenta de ensino de Farmacologia Clínica para os alunos de medicina do quarto semestre. Metodologia: estudo retrospectivo do desempenho de alunos avaliados através de pré e pós teste de Farmacologia no período de 2015 a 2019, os dados foram armazenados em um banco de dados, por meio do software Excel e analisados através do software GraphPad Prism. Resultados: foram incluídos no estudo um total de 475 alunos que realizaram as FAFs durante o módulo de Farmacologia Clínica no quarto semestre, durante o período de 2015 a 2019. A média de notas entre pré-teste e pós-teste foi de 7,42 ± 1,52 (0-10), mediana de 7,76 e moda 7,5. A média das notas de pré-teste foi de 6,85 ± 2,21 (0-10), mediana de 7,5. A média das notas de pós-teste foi de 9,0 ± 1,33 (2,5-10), mediana de 10 (p-valor <0,01). O assunto com maior diferença entre as notas de pré e pós-teste foi o de Anti-inflamatórios, com média de pré-teste de 6,44 ± 2,01 (1,25-10) e pós-teste de 9,34 ± 1,18 (3,75-10) (p-valor <0,0001). Já o tópico com maior média entre pré e pós teste foi o de Antibioticoterapia, com média de pré-teste de 7,43 ± 2,63 (1,25-10) e média de pós-teste de 9,39 ± 1,25 (2,5-10) (p-valor <0,0001). Conclusão: o uso das FAFs demonstram ser uma ferramenta eficaz no estudo da Farmacologia, aliando o estudo prévio por parte dos alunos, associado com a revisão do assunto pelos monitores com os principais pontos para a compressão dos temas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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