O USO DA LITERATURA NO ENSINO DA GEOGRAFIA CEARENSE

Autores

  • Alana Sales Neco
  • José Átila Abreu de Sousa
  • Tais Teixeira Guerra
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz

Resumo

Este trabalho refere-se a uma experiência docente desenvolvida no sub-projeto Geografias do Ceará, realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC), na EEFM Dom Hélder Câmara, em Fortaleza-CE, com turmas de terceiros anos do Ensino Médio, do turno da tarde. Objetivamos esclarecer que a obra literária O Nosso Ceará, de Rachel e Maria Luiza de Queiroz, possibilita a construção de uma alternativa didática e crítica para o ensino da Geografia cearense, visto que a obra se constitui em um relato pessoal composto de analogias e referências ao Ceará em seus diversos aspectos naturais e culturais com base nas vivências das autoras, sendo permeado por traços de pertencimento e identidade. A geografia pessoal de Rachel com relação a seu Estado nos aproxima do conhecimento sobre nosso lugar. Esta atividade ocorreu através de metodologias ativas que, concomitantemente à obra O Nosso Ceará, compuseram o aporte de recursos didáticos utilizados no sub-projeto. Com isso, foi possível construir junto às experiências dos alunos novas visões e entendimentos a respeito da(s) Geografia(s) do Ceará. Concluímos que o uso da obra como recurso didático é uma reafirmação da importância da interdisciplinaridade e da valorização das representações artísticas, no caso a literatura, no ensino da ciência geográfica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência