O USO DA METODOLOGIA DE “APRENDIZADO EM REPETIÇÃO ESPAÇADA” NO ESTUDO DE ANATOMIA HUMANA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: O Sistema de Repetição Espaçada (SRE) é uma técnica de aprendizado que usa a revisão repetida de conteúdo seguindo um cronograma definido por um algoritmo para melhorar a retenção de informação a longo prazo. Dentre as metodologias que auxiliam reter a informação, o SRE mostra-se eficaz como método de estudo que potencializa a retenção do conhecimento. Diante disso, baseando-se na curva de esquecimento proposta por Ebbinghaus, metodologias que utilizem estratégias de SRE combinadas aos recursos tradicionais de ensino têm a possibilidade de auxiliar os alunos a consolidar o conhecimento obtido ao longo da matriz curricular. OBJETIVO: Relatar o potencial do SRE como metodologia complementar para o aprendizado da Anatomia Humana. METODOLOGIA: Estudo descritivo realizado na Universidade Federal do Ceará (UFC) durante a vigência do período de Iniciação à docência em Anatomia Humana do ano de 2019, sob a perspectiva de um estudante do curso de Medicina. Foi utilizado como recurso para a realização dessa atividade um programa computacional capaz de exibir questões que haviam sido estabelecidas previamente. Cada questão teve sua resposta avaliada como “correta” ou “errada” conforme resposta dada pelo estudante. As questões possuíam inicialmente um Intervalo de Repetição (IR) de 1 dia, de modo que respostas avaliadas como erradas teriam sua questão correspondente repetida no dia seguinte. Questões avaliadas como corretas tiveram seu IR acrescido de um valor dinâmico definido pelo algoritmo. Questões que alcançassem um IR superior a 21 dias eram classificadas como “maduras”. Ao final do programa de iniciação à docência, foi avaliada a porcentagem de questões classificados como maduras (M). RESULTADO: Foi possível alcançar M=92% de um total de 1000 questões. CONCLUSÃO: O SRE possibilitou a retenção de grande quantidade de informação, dedicando um período relativamente curto de tempo. Assim, é possível integrar o uso dessa técnica na aprendizagem da Anatomia Humana.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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