O USO DA PLATAFORMA BIM NO ENSINO DE PROJETO ARQUITETÔNICO.

Autores

  • Emanoel Alves Cavalcante
  • Bruno Melo Braga

Resumo

Nos últimos anos, a tecnologia BIM (Building Information Modeling) vem sendo implementada com cada vez mais frequência no ensino de arquitetura. Relatos de experiências nacionais e internacionais têm mostrado que não se trata apenas de introduzir uma tecnologia aplicada ao desenvolvimento do projeto e construção, mas abranger mudanças significativas envolvendo pessoas e processos que requerem práticas colaborativas, interdisciplinares e integradas. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo identificar potencialidades do BIM no ensino de arquitetura, mais especificamente nas disciplinas de projeto arquitetônico. Considerando as particularidades do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará, desenvolve-se um estudo acerca de como o uso desta plataforma auxilia no processo projetual de cada aluno e potencializa seus insumos. Para isso, utiliza-se como estudo de caso a disciplina de Projeto Arquitetônico 6, que trabalhou ao longo de 2019 com o tema da intervenção na arquitetura moderna. A metodologia proposta demanda uma participação ativa dos discentes em uma formatação em que a sala de aula se torna um espaço de debates e intervenções para a aprendizagem buscando a apreensão das habilidades e competências profissionais. O uso de softwares BIM contribui para a disciplina tanto no desenvolvimento dos trabalhos como na apreensão dos edifícios a serem alvo da intervenção. Assim, este trabalho visa explicitar como a metodologia da disciplina em questão se relaciona com o tema do uso da plataforma BIM no ensino de projeto arquitetônico. Para isso, será apresentado inicialmente um breve panorama sobre esta tecnologia e sua aplicação na arquitetura, para, posteriormente, rebater esta discussão no campo do ensino e, especificamente, na aplicação do estudo de caso. Por fim, será discutido como os conceitos, que, juntamente com a tecnologia, fundamentam o BIM podem potencializar o processo de ensino e aprendizagem e envolver o currículo como um todo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência