O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA

Autores

  • Joao Victor Diniz Ribeiro
  • Marcia Correia Chagas

Resumo

As atividades exercidas pelo monitor, na perspectiva das atribuições próprias do Programa de Iniciação à Docência, têm como princípios basilares a inovação e a integração, de modo que a docência ao longo do período do programa possa desenvolver novas práticas pedagógicas capazes de, progressivamente, facilitar a interação entre estudantes e professor nas atividades de ensino, visando ao desenvolvimento da aprendizagem. Por essa perspectiva, em face da “Era da Informação”, e de como o sujeito social, de modo geral, tem dependido da Tecnologia da Informação para se relacionar ativamente, faz-se mister aplicar ao cenário educacional tais paradigmas, através do uso de novas metodologias de ensino e recursos tecnológicos que possibilitem à docência de se manter viva a aprender e ensinar novos saberes. Assim, objetiva-se analisar a aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação(TDIC), na prática pedagógica do professor, buscando entender o quanto envolve-se no processo de ensino e aprendizagem, tanto quanto na construção do conhecimento, quanto na mediação professor-aluno. Para tanto, limita-se a análise em ferramentas específicas, quais sejam o Facebook - de modo a trabalhar como via de comunicação e compartilhamento de informação entre professor-aluno e vice-versa - e o Google Drive - designado à função de centralizador do acesso à informação e da acessibilidade de materiais e recursos. Como resultados alcançados ressalta-se a potencialidade de disseminação e democratização das informações, em que os alunos podem trocar ideias entre si, possibilitando que sejam protagonistas no processo de formação do conhecimento, bem como ter acesso a materiais e ferramentas facilitadoras desse processo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência