O USO DE APLICATIVOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA MONITORIA ACADÊMICA DE SEMIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Leticia Machado de Sousa
  • Richardson Lopes Bezerra
  • Cristiana Brasil de Almeida Rebouças
  • Nirla Gomes Guedes

Resumo

INTRODUÇÃO: A monitoria acadêmica apresenta-se como um serviço de apoio pedagógico oferecido aos alunos interessados em aprofundar conteúdos, bem como solucionar dificuldades em relação à matéria trabalhada em sala de aula. Atualmente, o uso de novas metodologias educativas, dentre eles os aplicativos de ensino, que rompem o método tradicional de ensino auxiliam os alunos no processo de ensino-aprendizagem. OBJETIVO: Descrever a experiência da utilização do aplicativo Plikers® na monitoria acadêmica de Semiologia. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, elaborado a partir da utilização do aplicativo Plikers® na monitoria da disciplina de Semiologia. O aplicativo Plikers® é uma ferramenta disponível que permite o tutor escanear as respostas dos alunos e visualizar em tempo real o nível de acertos e erros da turma, sendo útil para identificar dificuldades e pontos chaves que necessitam ser trabalhados com mais intensidade.. Para a utilização do aplicativo com a turma foram elaboradas perguntas relacionadas ao conteúdo teórico da disciplina. RESULTADOS: Durante a prática os alunos mostraram-se concentrados e empolgados com a nova ferramenta. A participação dos mesmos foi fundamental para a realização da atividade. Foi possível identificar as dificuldades e trabalhá-las, bem como identificar as potencialidades e os acertos. CONCLUSÃO: O uso de novas estratégias de ensino aprimorou a prática da monitoria e proporcionou uma melhor interação do monitor com os alunos, fazendo com que os mesmos sentissem-se mais confortáveis para expor dúvidas e questionamentos sobre o conteúdo, favorecendo de forma significativa o processo de ensino-aprendizagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência