O USO DE MATERIAL DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE REVISÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA.

Autores

  • Vitoria Larissa Bezerra Furtado
  • Stela Maris Bezerra Sá
  • Alessandro Freitas Barbosa
  • Francisco Audisio Dias Filho

Resumo

Sabendo que a Química é uma matéria que os estudantes tem dificuldade de compreensão e pouco interesse, os docentes precisam encontrar meios de tornar o conteúdo de mais atrativo e de fácil aprendizagem. “Toda prática pedagógica deve proporcionar alegria aos alunos no processo de aprendizagem” (RAU, 2007), desse modo, os bolsistas do PIBID - Química com a finalidade de aumentar o interesse dos educandos, desenvolveram um jogo baseado em um “Quiz” e assim, avaliar a importância do uso de uma metodologia ativa no intuito de revisar o conteúdo de Cinética Química. Primeiramente foram elaboradas dez perguntas subjetivas sobre o assunto abordado, considerando as dificuldades dos estudantes. O jogo foi aplicado nas turmas de 2º ano do Ensino Médio da EEFM Doutor César Cals, localizada na cidade de Fortaleza/CE. Para promover uma maior interação entre os estudantes, as salas foram divididas em grupos com quantidade semelhante de participantes. As equipes dispunham de um tempo predeterminado para responder à pergunta sorteada, momento em que foi possível observar a interação entre os estudantes. Se a pergunta não fosse respondida e grupo seguinte deveria responder e assim até o último grupo fosse contemplado. Ao final de cada pergunta era feita uma explanação para a turma inteira. Ao decorrer da atividade notou-se grande interesse por parte dos alunos, também foi observado um nível de conhecimento satisfatório com as respostas corretas e esse desempenho produtivo também refletiu nas notas dos estudantes, pois muitos deles deram um retorno positivo, afirmando que o trabalho dos bolsistas do PIBID-Química influenciou no rendimento acadêmico.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência