O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO PROMOTORAS DE DINAMISMO NA DISCIPLINA DE PRINCÍPIOS DE PROCESSOS QUÍMICOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Autores

  • Jose Victor de Lira Marinho
  • Ivanildo Jose da Silva Junior

Resumo

O curso de Engenharia Química recebe anualmente dezenas de novos alunos com diferenças pessoais e realidades distintas, mas que apresentam características em comum. Majoritariamente jovens, eles vêm de anos de ensino conservador, voltado para aprovações em vestibulares, enquanto têm um estilo de vida dinâmico e globalizado. Na universidade, se deparam novamente com um ensino técnico que às vezes é abstrato e desatualizado. Portanto, faz-se necessário que os professores promovam um maior dinamismo nas disciplinas, tornando-as mais próximas das novas tecnologias e dos interesses de alunos que não se sentem mais confortáveis com o ensino tradicional. Na monitoria da disciplina Princípios de Processos Químicos, objetivou-se utilizar metodologias ativas para promover um maior dinamismo nas aulas e tornar os alunos mais participativos. Assim, foram aplicadas atividades diversas. Os alunos trabalharam em equipes a fim de responderem questões sobre os conteúdos apresentados em sala de aula e disponibilizados em uma plataforma de vídeos na internet. Além disso, foram submetidos a testes utilizando plataformas digitais. O “Kahoot” proporciona uma competição em equipes com “rankings” e é útil para revisar os assuntos; o “Socrative” é individual e fornece avaliação imediata; o “Plickers” se assemelha aos mencionados, mas somente o professor depende do acesso à internet, facilitando a dinâmica. Junto ao “Socrative”, serve como ferramenta de avaliação. Dentre os resultados, pode-se citar o fato de que a turma é constituída de 32 alunos e nenhum desistiu da disciplina. Uma pesquisa entre os alunos gerou 28 respostas e as seguintes porcentagens de notas 4 ou 5 em uma escala de 1 (nem um pouco) a 5 (totalmente): 92,8% para o auxílio das atividades em grupo para o avanço do aprendizado; 92,9% para quanto é positivo receber “feedback” imediato. Conclui-se que a metodologia promove melhoria no aprendizado e desenvolve a relação entre os alunos e o professor e entre os próprios alunos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência