O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA ESTATÍSTICA

Autores

  • Guilherme Santos Oliveira
  • Rafael Braz Azevedo Farias

Resumo

As metodologias ativas dão ênfase ao papel de protagonista do aluno, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo. Aprender de forma ativa envolve a atitude e a capacidade mental do aluno de buscar, processar, entender, pensar, elaborar e anunciar, de modo personalizado o que aprendeu. É muito diferente da atitude passiva de apenas ouvir e repetir os modelos prontos. Além das tecnologias digitais, podem ser apresentadas outras formas de auxílio à aprendizagem, como pelo quadro-negro, pelos livros, pelos lápis, pelas canetas, pelos cadernos, pelas máquinas de projeção, pelas lousas digitais, pelos tabletes, pelos computadores, entre outros artefatos. Este trabalho tem como principal objetivo preparar um material com as principais metodologias ativas que podem ser úteis durante o aprendizado dos alunos do curso de Estatística, em particular, os discentes da disciplina Estatística Computacional. Algumas técnicas de metodologia ativa foram aplicadas nas turmas de Estatística Computacional nos semestres 2019.1 e 2019.2 no curso de Estatística da UFC. Acreditamos que entre os alunos há um aproveitamento maior do conteúdo estudado, junto com a interação entre eles sobre o mesmo, em relação a forma normal de ensino, pois os alunos se ajudavam e tiravam duvidas com maior frequência, além da pesquisa mais abrangente e com a participação de boa parte da turma, nota-se também que nesse método de ensino, os alunos tiveram maior curiosidade e buscaram aprender e se integrar do método comum.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência