O USO DE OFICINAS DIDÁTICAS NA CONSOLIDAÇÃO DE CONHECIMENTOS EM MICROBIOLOGIA

Autores

  • Joao Victor Teixeira de Andrade
  • Maria Alessandra Teixeira Franco
  • Susy Pereira Saraiva
  • Niédila Nascimento Alves
  • Luís Flávio Menezes Rocha Júnior
  • Vania Maria Maciel Melo

Resumo

A exploração de certos conteúdos no ensino de microbiologia pode ser considerada de alta dificuldade, uma vez que se trata de uma disciplina que requer um grande suporte prático para uma efetiva compreensão. Uma alternativa para tanto é o uso de oficinas didáticas que abordem os assuntos de modo lúdico e informal. Assim, objetivou-se com este trabalho complementar os conteúdos sobre “Parede Celular” e “Coleta de Amostras para Análises Microbiológicas” da disciplina de Microbiologia Geral, por meio da execução de oficinas teórico-práticas. A princípio, realizou-se a obtenção e distribuição de materiais de suporte teórico para os estudantes. Em seguida, as oficinas foram realizadas da seguinte forma: nas Coletas de Amostras para Análises Microbiológicas, a turma foi dividida em 5 equipes para coletas (resíduos industriais, alimentos, água, solos e ar), de modo que essas foram realizadas em diversos locais do Campus do Pici; já sobre o tema Paredes Celulares, os alunos elaboraram modelos didáticos de diversos tipos de parede celular microbiana para, posteriormente, apresentar para toda a turma. Ao fim de ambas atividades, foram levantados indicadores da qualidade das oficinas por meio de uma pesquisa on-line. Obteve-se de tais atividades: a sucessiva execução das coletas em diferentes locais do campus (cantinas, oficinas mecânicas, jardins, o açude Santo Anastácio e a Biblioteca Central), seguidas da análise laboratorial dos microrganismos amostrados e da discussão dos procedimentos com a turma; bem como a apresentação e discussão dos materiais didáticos de paredes celulares confeccionados. Através da pesquisa, constatou-se que os estudantes consideraram as oficinas efetivas para a consolidação de seus conhecimentos. Tendo isso em vista, as oficinas realizadas apresentaram-se como valioso instrumento de aproximação dos alunos para com os conteúdos abordados, de modo que sua aplicação tem grande potencial de firmar saberes na disciplina de Microbiologia.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência