O USO DE OFICINAS DIDÁTICAS NA CONSOLIDAÇÃO DE CONHECIMENTOS EM MICROBIOLOGIA
Resumo
A exploração de certos conteúdos no ensino de microbiologia pode ser considerada de alta dificuldade, uma vez que se trata de uma disciplina que requer um grande suporte prático para uma efetiva compreensão. Uma alternativa para tanto é o uso de oficinas didáticas que abordem os assuntos de modo lúdico e informal. Assim, objetivou-se com este trabalho complementar os conteúdos sobre “Parede Celular” e “Coleta de Amostras para Análises Microbiológicas” da disciplina de Microbiologia Geral, por meio da execução de oficinas teórico-práticas. A princípio, realizou-se a obtenção e distribuição de materiais de suporte teórico para os estudantes. Em seguida, as oficinas foram realizadas da seguinte forma: nas Coletas de Amostras para Análises Microbiológicas, a turma foi dividida em 5 equipes para coletas (resíduos industriais, alimentos, água, solos e ar), de modo que essas foram realizadas em diversos locais do Campus do Pici; já sobre o tema Paredes Celulares, os alunos elaboraram modelos didáticos de diversos tipos de parede celular microbiana para, posteriormente, apresentar para toda a turma. Ao fim de ambas atividades, foram levantados indicadores da qualidade das oficinas por meio de uma pesquisa on-line. Obteve-se de tais atividades: a sucessiva execução das coletas em diferentes locais do campus (cantinas, oficinas mecânicas, jardins, o açude Santo Anastácio e a Biblioteca Central), seguidas da análise laboratorial dos microrganismos amostrados e da discussão dos procedimentos com a turma; bem como a apresentação e discussão dos materiais didáticos de paredes celulares confeccionados. Através da pesquisa, constatou-se que os estudantes consideraram as oficinas efetivas para a consolidação de seus conhecimentos. Tendo isso em vista, as oficinas realizadas apresentaram-se como valioso instrumento de aproximação dos alunos para com os conteúdos abordados, de modo que sua aplicação tem grande potencial de firmar saberes na disciplina de Microbiologia.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.