O USO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO RECURSO FACILITADOR NA COMPREENSÃO SOBRE METABOLISMO E CONTROLE MICROBIANO

Autores

  • Maria Alessandra Teixeira Franco
  • João Victor Teixeira de Andrade
  • Susy Pereira Saraiva
  • Niédila Nascimento Alves
  • Luís Flávio Menezes Rocha Júnior
  • Vania Maria Maciel Melo

Resumo

As oficinas são um importante recurso didático que atuam materializando o conhecimento, despertando assim, o interesse dos alunos e facilitando a fixação dos conteúdos abordados em disciplinas. Compreender a dinâmica metabólica de um ecossistema microbiano e como os agentes químicos atuam no controle de microrganismos é fundamental para alunos de Microbiologia, mas considerado muito complexo pelos mesmos. Desse modo, este trabalho teve como objetivo utilizar oficinas como ferramenta didática na disciplina Microbiologia Geral da Universidade Federal do Ceará. Foram realizadas duas oficinas: construção de colunas de Winogradsky, onde é simulado um ecossistema natural e produção de álcool em gel, um agente químico comum na higienização das mãos. Para a primeira prática, foram coletadas amostras de solo de diferentes locais. Os solos foram enriquecidos com nutrientes selecionados pelos estudantes e após montados os ecossistemas, estes foram supervisionados por 6 semanas. Já na segunda oficina, cada aluno produziu o seu próprio álcool em gel a partir dos seguintes componentes: álcool absoluto, água, Carbopol, Trietanolamina, glicerina, corante e essência. Todos os processos contaram com a supervisão dos monitores e da Professora da disciplina. Cada oficina incluiu roteiros teóricos e práticos específicos, nos quais continham uma breve introdução sobre o tema e a metodologia a ser desenvolvida. A frequência média nas atividade foi de 34 alunos, do total de 40 matriculados. Além disso, eles responderam um formulário on-line onde 38,5% atribuiu nota máxima para a construção de colunas de Winogradsky enquanto para a produção de álcool em gel a aprovação foi de 88,5%. Com isso, é possível concluir que as oficinas foram fundamentais para facilitar a construção de conhecimento dos alunos em assuntos que lhes parecia de difícil compreensão. Essas práticas foram então consideradas um recurso didático valoroso que podem continuar sendo realizadas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência