O USO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS COMO RECURSO FACILITADOR NA COMPREENSÃO SOBRE METABOLISMO E CONTROLE MICROBIANO
Resumo
As oficinas são um importante recurso didático que atuam materializando o conhecimento, despertando assim, o interesse dos alunos e facilitando a fixação dos conteúdos abordados em disciplinas. Compreender a dinâmica metabólica de um ecossistema microbiano e como os agentes químicos atuam no controle de microrganismos é fundamental para alunos de Microbiologia, mas considerado muito complexo pelos mesmos. Desse modo, este trabalho teve como objetivo utilizar oficinas como ferramenta didática na disciplina Microbiologia Geral da Universidade Federal do Ceará. Foram realizadas duas oficinas: construção de colunas de Winogradsky, onde é simulado um ecossistema natural e produção de álcool em gel, um agente químico comum na higienização das mãos. Para a primeira prática, foram coletadas amostras de solo de diferentes locais. Os solos foram enriquecidos com nutrientes selecionados pelos estudantes e após montados os ecossistemas, estes foram supervisionados por 6 semanas. Já na segunda oficina, cada aluno produziu o seu próprio álcool em gel a partir dos seguintes componentes: álcool absoluto, água, Carbopol, Trietanolamina, glicerina, corante e essência. Todos os processos contaram com a supervisão dos monitores e da Professora da disciplina. Cada oficina incluiu roteiros teóricos e práticos específicos, nos quais continham uma breve introdução sobre o tema e a metodologia a ser desenvolvida. A frequência média nas atividade foi de 34 alunos, do total de 40 matriculados. Além disso, eles responderam um formulário on-line onde 38,5% atribuiu nota máxima para a construção de colunas de Winogradsky enquanto para a produção de álcool em gel a aprovação foi de 88,5%. Com isso, é possível concluir que as oficinas foram fundamentais para facilitar a construção de conhecimento dos alunos em assuntos que lhes parecia de difícil compreensão. Essas práticas foram então consideradas um recurso didático valoroso que podem continuar sendo realizadas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.