O USO DE RECURSOS VISUAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM EM AC0476- PRINCÍPIOS DE ENTOMOLOGIA AGRÍCOLA

Autores

  • Joana Nogueira dos Santos De Souza
  • Niedja Goyanna Gomes Gonçalves
  • Niedja Goyanna Gomes Goncalves

Resumo

Com a evolução da tecnologia, pesquisar por qualquer assunto na Internet, tornou-se um hábito comum.A busca por imagem, para a classificação de insetos é muito útil, pois permite a visualização de partes específicas desses seres, muitas vezes visíveis apenas com microscópio, até a busca de referências a partir de uma foto do animal que se deseja identificar. Com o intuito de melhorar o ensino-aprendizagem na disciplina Princípios de Entomologia Agrícola, utilizou-se esse recurso nas aulas práticas para aclarar detalhes específicos que, devido a recursos tecnológicos insuficientes no laboratório (lupas com baixa resolução), tornaram difíceis as visualizações e,também, para exemplificar espécimes não disponíveis na coleção do Departamento de Fitotecnia/Fitossanidade por serem raros e/ou de outras regiões, considerando-se a extensão territorial e a biodiversidade da entomofauna brasileira. As ferramentas utilizadas foram Google Imagens e Google Lens, ambos da empresa Google Inc., a partir de um notebook ou Smartphone com acesso à internet. As buscas foram feitas durante as aulas teórico-práticas à medida que se fizeram necessárias e, ainda, quando dúvidas surgiram por parte dos alunos. Esse recurso, embora útil,apresenta deficiências, pois há muitas informações errôneas amplamente difundidas na rede, fazendo com que uma busca pouco cuidadosa cause engano e mais erros, sendo imprescindíveis o suporte de bons livros sobre o assunto e pessoas capacitadas com conhecimento do tema, papel exercido pelo docente e monitores, indispensáveis para a redução desse problema. A experiência tornou as aulas mais interativas e também ajudou os estudantes a perceberem que a ferramenta é útil, mas não exclui o conhecimento básico do assunto que é transmitido e absorvido durante as aulas teóricas e práticas, através do ensino, do estudo, da aplicação de metodologias e do uso da bibliografia disponível, bem como dos espécimes transfixados que podem ser manuseados nas aulas práticas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência