O USO DE RELATÓRIOS DE PRÁTICAS CLÍNICAS COMO METODOLOGIA PARTICIPATIVA NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE OCLUSÃO
Resumo
O processo ensino/aprendizagem tradicional ocorre de uma maneira unidirecional, onde o professor é o centro e detentor de todo o conhecimento. Diante disso, observa-se a necessidade da inovação no ensino, onde se busque uma maior participação do aluno e estimulação do seu raciocínio clínico. No intuito de enriquecer o ensino, o projeto de monitoria de Oclusão utilizou estratégias participativas na tentativa de mudar essa realidade. O objetivo desse trabalho é destacar a importância da participação ativa do aluno no processo ensino-aprendizagem e no desenvolvimento do raciocínio clínico a partir da produção de relatório de caso clínico. Os alunos da disciplina de Oclusão do elaboraram um relatório dos seus atendimentos realizados na clínica, onde se utilizaram de fotos, vídeos e anamnese para documentação dos casos, com orientação dos professores e monitores da disciplina, com isso busca-se que o aluno fundamente a teoria aprendida em sala de aula e discuta o diagnóstico e plano de tratamento. Ademais, o relato de possíveis dificuldades técnicas e teóricas também deverão ocorrer. O papel do monitor nesse processo consiste em fundamentar e esclarecer as dúvidas que surgem no decorrer da produção do relatório. Esse método incentiva o estudo individual, aproximando o aprendizado do contexto clínico. Os alunos deixam de ser receptores passivos do conhecimento e passam a ser ativos e principais responsáveis pela sua aprendizagem. Pelo engajamento dos alunos com os relatórios, percebe-se que a estratégia representa um elemento fundamental na sedimentação do conhecimento e na construção da autoconfiança. Conclui-se, portanto, que as metodologias participativas valorizam o aluno como sujeito do processo ensino-aprendizagem, possibilitando e estimulando a discussão e o compartilhamento de informações e experiências para a construção da autonomia dos discentes e contribuem para a articulação de conhecimentos e habilidades do monitor no processo de iniciação à docência.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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