O USO DE REVISÕES RÁPIDAS ATRAVÉS DE CARTÕES-MEMÓRIA (FLASHCARDS) PARA A FIXAÇÃO DE ASSUNTOS ABORDADOS NA AULA TEÓRICA DE ANATOMOFISIOPATOLOGIA - S4 DO CURSO DE MEDICINA

Autores

  • Thierry Mendes Gomes
  • Giovanni Lucas da Silva Gonçalves
  • Laio Cardoso de Oliveira
  • Caio Braga de Sousa
  • Paulo Roberto Carvalho de Almeida

Resumo

Introdução: Frequentemente, os alunos encontram dificuldades no estudo de Anatomofisiopatologia, devido à extensão e à complexidade dos conteúdos que precisam ser memorizados, uma vez que necessitam de conhecimentos prévios de Anatomia, Fisiologia, Patologia geral, entre outras disciplinas. Objetivo: Este trabalho tem o objetivo de avaliar o impacto da Revisão Objetiva (<30 minutos) imediatamente após a Aula Teórica de Anatomofisiopatologia, com os alunos do quarto semestre do Curso de Medicina. Metodologia: Após a aula teórica de Patologia renal, foi aplicado um Pré-teste, para avaliar os conhecimentos retidos pelos alunos nesta aula teórica; a seguir foram mostrados pelo monitor, slides de revisão baseados em modelos de flashcards/“cartões-rápidos” sobre o assunto. Finalmente , logo a seguir, foi aplicado um Pós-teste (idêntico ao Pré-teste) para avaliar o poder da Revisão Objetiva realizada pelo monitor com os cartões-rápidos, sobre o tema, para 47 alunos (os mesmos), em cada teste. O desempenho dos alunos foi avaliado em acertos (0-10) e analisado com uso de uma ferramenta estatística GraphPad Prism 7 ©, através do teste ANOVA. As diferenças nas médias foram consideradas significativas para p<0,05. Resultados: Observou-se diferença estatística significativa (p=0,0003) entre as médias dos alunos no Pré-teste e no Pós-teste (7,55 vs 8,25), evidenciando-se o impacto da Revisão Objetiva orientada pelo monitor . Além disso, encontrou-se também que o percentual de estudantes que acertaram 7 ou mais questões foi em torno de 30% maior no Pós-teste do que no Pré-teste (44 (93, 6%) vs 34 (72.3%)). Conclusão: Portanto, o uso de Revisões Objetivas ministradas pelo monitor baseadas em cartões-memória/flashcards mostrou-se vantajoso como forma complementar ao estudo tradicional, quando comparado com a Aula Teórica isolada, promovendo aprendizagem significativa e fixação de conteúdo exposto em sala de aula.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência