O USO DE TÉCNICAS E FERRAMENTAS PARA AUXILIAR NO ENSINO DE VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO DE SOFTWARE

Autores

  • Marcos Falcao Y Martin
  • Liana Mara Carvalho de Menezes
  • Valeria Lelli Leitao Dantas

Resumo

Para atender às demandas atuais do mercado, os sistemas de informação têm se tornado cada vez mais complexos. Nesse contexto, há uma necessidade de otimizar o tempo para avaliar se esses softwares estão atendendo aos requisitos do cliente e se eles executam de forma correta. Assim, a qualidade de software é crucial para que um processo de desenvolvimento de software seja feito da forma mais rápida e correta possível. Assim, o uso de ferramentas tem por objetivo facilitar a execução das atividades de Verificação e Validação (V&V) de software. Na disciplina de V&V, para propiciar aos alunos a vivência mais próxima de um contexto real, as atividades propostas envolvem a elaboração de trabalhos teóricos e práticos com auxílio de ferramentas, as quais se baseiam tecnologias utilizadas atualmente na indústria. Dentre as técnicas utilizadas para a Verificação pode-se citar a inspeção baseada em checklists e a análise estática de código. Na primeira, os alunos trabalham através de uma dinâmica que é aplicada com a prática de gamificação. Na segunda atividade, os alunos utilizam ferramentas, como o SonarQube, para automatizar a análise de código. Para a validação do sistema, inicialmente os alunos utilizam um jogo de cartas que tem por objetivo apresentar os conceitos básicos de teste. Nas atividades seguintes, eles especificam os testes e utilizam ferramentas para automatiza-los, por exemplo, o JUnit para criação de testes unitários, e o Selenium para automatizar testes funcionais. Durantes as atividades executadas os alunos mostraram-se constantemente engajados. Além disso, eles foram incentivados a se aprofundarem em outras ferramentas uma vez que o uso de algumas depende da linguagem do sistema adotado por eles. Ao final da disciplina, os alunos são convidados a responder um questionário sobre a experiência deles na disciplina. Os resultados têm mostrado que o uso das técnicas e ferramentas proporcionou uma experiência prática e contribuiu para o ensino de V&V.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência