O USO DE TICS NO ENSINO DE GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO.

Autores

  • Antonio Cesar de Abreu Junior
  • Mayra Beatriz Arruda de Souza
  • Emanuel da Costa Pereira
  • Francisco Amaro Gomes de Alencar

Resumo

Com o advento das novas tecnologias a sociedade tornou-se cada vez mais rápida e conectada. Chegamos a um estágio em que é preciso uma nova capacitação para responder a essas mudanças. A relação entre educação e comunicação em uma sociedade exposta a diversas tecnologias insere-nos em uma discussão pautada num novo modelo educacional. Para tal, busca-se compreender, como denominou Correia (2015), o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) nas aulas de Geografia da População na Universidade Federal do Ceará. Este trabalho tem como intuito expor a importância do uso das TICs de maneira didática para o ensino de geografia da população. Por muitas vezes os discentes se encontram com dificuldade em assimilar o conteúdo de uma determinada disciplina o que acarreta desinteresses ou mesmo falta de atenção nas aulas ministradas. Há um bloqueio que limita o estudante a absorver o conteúdo abordado em sala de aula. Diante dessa problemática, acreditamos que a utilização das TICs como ferramenta didática ajuda na tarefa de atração e fixação do conteúdo científico da disciplina. Os filmes, músicas, livros, revistas e matérias de jornais auxiliam o discente na apreensão dos conteúdos, facilitando que o mesmo absorva o assunto e aplique em suas produções acadêmicas desenvolvidas para sociedade. As TICs promovem momentos de descontração na aula o que incentiva um maior engajamento e participação dos alunos. Todas estas formas alternativas de acesso ao conhecimento influenciam no desenvolvimento da criatividade e autonomia. Através da observação das turmas 2019.1 e 2019.2 de geografia da população, concluímos que o uso das TICs influenciam diretamente no aprendizado dos alunos, sobretudo, na participação ativa dos indivíduos na referida disciplina. O uso das TICs nas práticas pedagógicas evidencia um desenvolvimento criativo, demonstrando interesse e domínio crítico sobre os assuntos que foram abordados durante o semestre.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência