O USO DE VÍDEO-AULAS NO APOIO AO APRENDIZADO DE FERRAMENTAS CAD PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETO GEOMÉTRICO, TERRAPLANAGEM E PAVIMENTAÇÃO EM ESTRADAS

Autores

  • Rayssa de Sousa Carneiro
  • Andrezza Rayanne Alves de Almeida
  • Ernesto Ferreira Nobre Junior

Resumo

A Universidade se apoia em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. No primeiro, o foco é na instrução com excelência, possibilitando ao máximo uma experiência parecida com a profissional para que o aluno esteja preparado para o mercado de trabalho. A disciplina obrigatória de Projeto e Construção da Infraestrutura Viária que faz parte da grade curricular do curso de Engenharia Civil da UFC tem como finalidade o ensino da elaboração do projeto geométrico, o projeto de terraplanagem e projeto de custos que envolvem equipamentos de uma rodovia rural. Para que o estudante tenha uma visão mais próxima a prática, foi elaborado um projeto real passado em sala de aula através de edital e que estimula os alunos a conhecerem softwares que auxiliem na produção do projeto de uma rodovia. Com o intuito de facilitar o seu uso pelos alunos para que eles foquem somente na parte técnica, mas ainda assim aprendam a utilizar ferramentas de CAD, utiliza-se o software gratuito para estudantes AutoCAD Civil 3D na parte de projeto geométrico e terraplenagem. Foram disponibilizadas vídeo-aulas produzidas pelo projeto de monitoria com o passo-a-passo para a elaboração de um projeto de qualidade e que acorde com as normas técnicas. Essas aulas podem ser acessadas através do site www.lri.ufc.br no Departamento de Engenharia de Transportes a qualquer momento, inclusive por pessoas que estão fora do ambiente acadêmico, ou pertençam a outras instituições de ensino, mas que têm curiosidade sobre a utilização do programa. Além disso, os discentes foram apresentados ao Sistema de Custos Referenciais de Obras e, com uso de planilhas criadas com apoio do projeto de docência, elaboraram o orçamento referente a equipamentos necessários para realização de um projeto de terraplenagem. Espera-se que o conteúdo seja importante para a formação de universitários mais capacitados e a partir disso eles tenham autonomia para trabalhar com projetos de rodovias rurais durante sua carreira profissional.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência