O USO DE VÍDEO-AULAS NO APOIO AO APRENDIZADO DE FERRAMENTAS CAD PARA A ELABORAÇÃO DE PROJETO GEOMÉTRICO, TERRAPLANAGEM E PAVIMENTAÇÃO EM ESTRADAS
Resumo
A Universidade se apoia em três pilares: ensino, pesquisa e extensão. No primeiro, o foco é na instrução com excelência, possibilitando ao máximo uma experiência parecida com a profissional para que o aluno esteja preparado para o mercado de trabalho. A disciplina obrigatória de Projeto e Construção da Infraestrutura Viária que faz parte da grade curricular do curso de Engenharia Civil da UFC tem como finalidade o ensino da elaboração do projeto geométrico, o projeto de terraplanagem e projeto de custos que envolvem equipamentos de uma rodovia rural. Para que o estudante tenha uma visão mais próxima a prática, foi elaborado um projeto real passado em sala de aula através de edital e que estimula os alunos a conhecerem softwares que auxiliem na produção do projeto de uma rodovia. Com o intuito de facilitar o seu uso pelos alunos para que eles foquem somente na parte técnica, mas ainda assim aprendam a utilizar ferramentas de CAD, utiliza-se o software gratuito para estudantes AutoCAD Civil 3D na parte de projeto geométrico e terraplenagem. Foram disponibilizadas vídeo-aulas produzidas pelo projeto de monitoria com o passo-a-passo para a elaboração de um projeto de qualidade e que acorde com as normas técnicas. Essas aulas podem ser acessadas através do site www.lri.ufc.br no Departamento de Engenharia de Transportes a qualquer momento, inclusive por pessoas que estão fora do ambiente acadêmico, ou pertençam a outras instituições de ensino, mas que têm curiosidade sobre a utilização do programa. Além disso, os discentes foram apresentados ao Sistema de Custos Referenciais de Obras e, com uso de planilhas criadas com apoio do projeto de docência, elaboraram o orçamento referente a equipamentos necessários para realização de um projeto de terraplenagem. Espera-se que o conteúdo seja importante para a formação de universitários mais capacitados e a partir disso eles tenham autonomia para trabalhar com projetos de rodovias rurais durante sua carreira profissional.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.