O USO DE VÍDEOS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM NA AULA DE TÉCNICAS ASSÉPTICAS E SEMEADURA DE MICRORGANISMOS

Autores

  • Gabriela Araujo Freire
  • Amanda Dias Barbosa
  • Vitória Pessoa de Farias Cabral
  • Amanda Cavalcante Leitão
  • Helio Vitoriano Nobre Junior

Resumo

As práticas são ministradas com explicações descritivas sobre as técnicas utilizadas. O uso de vídeo foi inserido como estratégia de aprendizagem, pois os alunos poderiam visualizar todas as etapas da prática enquanto a explicação era feita. O vídeo buscou demonstrar de forma clara e objetiva como se posicionar, semear os microrganismos e manusear as placas e tubos com meios de cultura. As técnicas assépticas e semeadura são fundamentais para garantir que o microrganismo presente na amostra seja inoculado em meio estéril e assegurar sua identificação. As técnicas bem aplicadas auxiliam nas etapas seguintes de análise que definirão a conduta do tratamento de pacientes infectados. Foi aplicado um questionário individual buscando entender a visão dos alunos sobre “qual a importância do vídeo para a aprendizagem”, “qual seu nível de conhecimento sobre assunto” e outras perguntas específicas relacionadas as técnicas para saber o grau de compreensão antes da aplicação da metodologia. Em segunda etapa, o vídeo foi exibido e, posteriormente, aplicado o mesmo questionário. Dos 22 alunos participantes, 59%consideravam a aplicação do vídeo “muito importante” antes;72,7%“muito importante” após o vídeo. Em relação a autoavaliação, 49,9%consideravam seus conhecimentos “pouco satisfatório”antes;63,63%consideram “conhecimento satisfatório” após. Sobre as perguntas específicas, 90,9%responderam “a semeadura de microrganismos era feita ao redor da chama”antes;100%responderam “ao redor da chama”após. Sobre “o tipo de semeadura no qual se objetiva o isolamento de microrganismo”,45,45%responderam “esgotamento”antes;95,45%“esgotamento”após. 59%consideraram falsa a afirmativa “semeadura em meio semissólido deve-se utilizar a alça de inoculação, no qual haverá a difusão de microrganismo por toda a superfície do meio”antes e 90,9%considerou falsa após. Os resultados coletados mostram a ferramenta como positiva, proporcionando um melhor entendimento e auxiliando no processo de aprendizagem

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XXVIII Encontro de Iniciação à Docência