O USO DO ESTUDO DE CASO COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ÉTICA E PSICOLOGIA
Resumo
A disciplina "Ética e Psicologia", na grade curricular do curso, é ofertada no terceiro semestre letivo, sendo anterior às disciplinas de pesquisa, práticas integrativas e estágio obrigatório. A maioria dos alunos que cursam a disciplina ainda não têm experiência de atuação. Deste modo, o presente trabalho apresentará a experiência do uso do estudo de caso como ferramenta de ensino e exercício dos conhecimentos adquiridos na referida disciplina. O estudo de caso é uma metodologia de ensino-aprendizagem que utiliza o recorte de situações problemas que não apresentam soluções pré-definidas. Dentre seus objetivos estão: o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à resolução de problemas, o trabalho em equipe, além da utilização dos conceitos aprendidos como base teórica das argumentações. A metodologia citada foi utilizada nos dois semestres do exercício da monitoria, no ano do 2019, nas aulas cujo tema era a dimensão ética da prática do psicólogo em instituições. A elaboração dos casos foi feita a partir da experiência pessoal de atuação dos monitores e do compartilhamento de experiências com outros estudantes de psicologia do departamento, bem como da literatura. Os alunos organizaram-se em pequenos grupos e discutiram as possíveis resoluções para os dilemas éticos apresentados nas situações. Após um tempo determinado a discussão era ampliada para as demais equipes. O estudo de caso proporcionou que os alunos se preparassem para uma das avaliações da disciplina, já que teriam que apresentar um seminário sobre a atuação profissional do psicólogo e expor um dilema ético mediando a discussão. Também foi percebido nas argumentações o uso dos conceitos estudados até então e, para além disso, a preocupação em posicionar-se de forma ética em relação à situação, considerando, principalmente, os sujeitos envolvidos e os contextos políticos e sociais implicados.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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