O USO DOS DOMÍNIOS DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE NA APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO NOS MÓDULOS DE VIVENCIAS EM FISIOTERAPIA III E IV
Resumo
INTRODUÇÃO: A CIF focaliza o seu interesse no conceito "vida", considerando a forma como as pessoas vivem os seus problemas de saúde e como estas podem melhorar as suas condições de vida. Nesse sentido, o modelo multidirecional proposto na CIF que inclui estrutura e função, atividades, participação, além dos fatores ambientais e pessoais, como determinantes da funcionalidade, da incapacidade e da saúde, permite avaliar as necessidades funcionais das pessoas. O processo de aprendizagem baseada nesses domínios pode facilitar a construção do raciocínio clínico e além disso serve como modelo para avaliação, acompanhamento e determinação de tratamentos conduzidos por futuros fisioterapeutas. OBJETIVOS: Avaliar o uso dos domínios da CIF na discussão de casos clínicos para a construção do raciocínio clínico dentro dos módulos de vivências em fisioterapia III e IV. MATERIAIS E MÉTODOS: Uso do modelo multidirecional proposto da CIF e casos clínicos previamente estabelecidos pelos monitores e coletados por alunos para as monitorias. A avaliação da percepção dos alunos foi realizada por meio de um formulário eletrônico, GOOGLE FORMS, disponibilizado e aplicado para quantificação dos dados. Os dados foram expressos de forma quantitativa em porcentagens. RESULTADOS: O número total de estudantes que participaram da pesquisa foram 20 alunos. A adesão nas monitorias foi considerada regular a boa (60%). Cerca de 70% acredita que a monitoria contribuiu na discussão de casos clínicos e 55% afirmam que contribuiu muito para a construção do seu raciocínio clínico e aprendizado dentro dos domínios da CIF. Aproximadamente 85% concordaram que as discussões de todos os casos clínicos devem ser baseadas nos domínios da CIF. CONCLUSÃO: Portanto, percebe-se que a monitoria contribuiu muito na construção do raciocínio clínico e aprendizado dentro dos domínios da CIF nos módulos de Vivências em Fisioterapia III e IV e deve ser uma estratégia adotada no processo de ensino das monitorias.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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