OBSERVAÇÃO DE CASOS CLÍNICOS REAIS COMO MÉTODO DE APRENDIZAGEM EM GENÉTICA MÉDICA
Resumo
INTRODUÇÃO: A genética possui um conteúdo complexo, envolvendo ramos como a genética clínica e a molecular, as quais são abordadas durante o 1º semestre do Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) Fortaleza. Assim, diferentes métodos de aprendizagem que possam facilitar o entendimento desse conteúdo são de grande valia. O contato dos estudantes com pacientes com afecções genéticas, visando à elaboração de casos clínicos, surge como uma forma de facilitar o entendimento da matéria. OBJETIVOS: Analisar um método de aprendizagem que, através da coleta de casos clínicos e do contato com pacientes sob a orientação das professoras e dos monitores, pretende compreender os conceitos teóricos da genética, bem como sedimentar o conhecimento dos principais sinais e sintomas que envolvem essas doenças para uso futuro na prática médica. MÉTODO: Foi realizado um estudo analítico e transversal, com o uso de questionários "online" e físicos, anônimos, divulgados através das redes sociais para a obtenção da opinião dos alunos das turmas do 1º semestre do referido curso (períodos 2019.1 e 2019.2) a respeito da abordagem dos casos clínicos reais. RESULTADOS: Foram respondidos 89 questionários, sendo que 83,2% dos alunos consideraram importante a abordagem dos casos clínicos reais como método de aprendizagem; 91% não tiveram dificuldades em contatar pacientes e em elaborar os casos com o consentimento destes ou de responsáveis, mantendo o sigilo de forma ética e com o auxílio dos monitores; 82,1% afirmaram que a atividade foi útil na compreensão da matéria e 87,7% relataram que essa atividade despertou interesse pela genética e os estimulou a buscar maiores conhecimentos na área. CONCLUSÃO: Os resultaram sugerem que o método aplicado teve grande influência no desenvolvimento do conhecimento dos alunos, incitando-os a estudar mais o conteúdo de genética e ajudando-os a compreender melhor os seus conceitos.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXVIII Encontro de Iniciação à Docência
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